O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) solicitou licença médica de 30 dias das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados. O afastamento, que poderá ser prorrogado, ocorre após o parlamentar receber diagnóstico de síndrome de burnout, condição associada ao esgotamento físico e emocional.
A informação foi divulgada pelo próprio deputado em nota oficial publicada nesta sexta-feira (6). Segundo o comunicado, o quadro de saúde é resultado do excesso de trabalho acumulado ao longo do tempo, de uma campanha eleitoral intensa e de situações pessoais enfrentadas nos últimos anos.
A nota também menciona que, próximo ao período das convenções partidárias, Ayres perdeu a mãe. Mesmo durante o luto, o parlamentar manteve a agenda legislativa, sem registrar ausências em sessões e reuniões de comissões, além de cumprir uma campanha em mais de 100 municípios.
Durante o período de licença, Ricardo Ayres informou que continuará acompanhando os trabalhos legislativos. Caso suas condições de saúde permitam, pretende participar remotamente das votações em plenário e nas comissões, conforme previsão do artigo 24, parágrafo 8º, do Ato da Mesa nº 123/2020, com redação dada pelo Ato da Mesa nº 188/2025.
De acordo com o comunicado, como o afastamento inicial não ultrapassa 120 dias, não haverá convocação de suplente, conforme as regras regimentais da Câmara dos Deputados.
O parlamentar agradeceu as manifestações de carinho e compreensão e reafirmou o compromisso com a população tocantinense. A previsão é que ele retome as atividades presenciais no Congresso Nacional no início de dezembro.



