spot_img
- Publicidade -
spot_img
InícioPolíticaVicentinho propõe controle integrado de medicamentos para enfrentar falhas no abastecimento

Vicentinho propõe controle integrado de medicamentos para enfrentar falhas no abastecimento

Farmácia Cidadã Digital prevê integração dos estoques estaduais e municipais; Defensoria encontrou remédios vencidos e falta de itens essenciais no Tocantins

O candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, propõe integrar os estoques das farmácias estaduais e municipais para melhorar o controle, evitar desperdícios e garantir que os medicamentos cheguem a quem precisa. Prevista em seu Plano de Governo, a Farmácia Cidadã Digital permitirá acompanhar a disponibilidade de remédios e identificar com mais rapidez a necessidade de reposição na rede pública.

A proposta ganha ainda mais importância diante de problemas identificados pela Defensoria Pública do Estado. Em inspeção realizada no dia 24 de agosto no Centro de Abastecimento Farmacêutico do Tocantins, a instituição encontrou medicamentos vencidos e, ao mesmo tempo, constatou a falta de itens essenciais para o atendimento da população.

“Não podemos aceitar remédio vencendo no estoque enquanto tem gente precisando de medicamento para continuar o tratamento. Com informação integrada e tecnologia, vamos saber onde tem remédio, onde está faltando e agir antes que o problema chegue ao cidadão. É cuidar melhor do dinheiro público e, principalmente, cuidar das pessoas”, afirmou Vicentinho Júnior.

O caso foi encaminhado pela Defensoria aos órgãos de controle, com pedido de providências e apuração. Na ocasião, a Secretaria Estadual da Saúde informou que instauraria processo administrativo para investigar as circunstâncias relacionadas aos produtos encontrados e afirmou manter acompanhamento dos estoques.

Com a Farmácia Cidadã Digital, Vicentinho quer usar tecnologia e informação para melhorar o planejamento, a compra e a distribuição dos medicamentos. A proposta busca reduzir perdas de dinheiro público e, principalmente, evitar que falte remédio para quem depende do SUS para continuar seu tratamento.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas