Programação é realizada pela comunidade e conta com apoio da Prefeitura de Palmas
A temporada da jabuticaba chega mais cedo neste ano e começa a movimentar o distrito de Taquaruçu já neste mês de outubro. A Festa da Colheita da Jabuticaba é de iniciativa da comunidade e conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. A partir de sábado, 10, os primeiros pomares já estarão abertos para visitação.
São seis pomares localizados em propriedades particulares do distrito. Durante o dia, os visitantes poderão conhecer os locais e degustar jabuticabas diretamente do pé. Os valores cobrados para entrada e degustação, assim como os horários de funcionamento, são definidos pelos próprios proprietários.
De 16 a 18 de outubro, a programação acontece também na área central de Taquaruçu, na Praça das Crianças, onde será montada a Vila Gastronômica. O espaço terá venda de produtos feitos à base de jabuticaba, além de artesanato e atrações culturais. A Prefeitura de Palmas dará apoio com a estrutura necessária para a realização da festa.
Na tarde desta terça-feira, 6, a secretária municipal de Turismo, Ana Paula Setti Nogueira, recebeu representantes da comunidade para falar sobre a programação que já faz parte da identidade de Taquaruçu e também ajuda a levar mais visitantes ao distrito.
“A Festa da Jabuticaba tem uma importância muito grande para Taquaruçu e para Palmas. É uma iniciativa da própria comunidade, que valoriza o que o distrito tem de especial e ainda movimenta o turismo e a economia local. Por isso, é um dos eventos que integram o calendário do distrito apoiado pela Prefeitura desde o início do ano”, afirma Ana Paula.
Crescimento
Idealizadora da Festa da Jabuticaba, Lucyene Nascimento destaca que o evento nasceu da própria comunidade e vem crescendo junto com a produção da fruta no distrito. “A festa é uma forma de valorizar os produtores, divulgar nossos pomares e mostrar tudo o que pode ser feito a partir da jabuticaba. É também um momento de receber quem vem a Taquaruçu para conhecer de perto essa produção e aproveitar a safra”, arremata.



