Couto Magalhães e Colmeia sediaram os últimos encontros coordenados pelo TCETO e mais 18 parceiros
As crianças representam o futuro, mas as ações em favor delas precisam acontecer no presente. Com esse propósito, o programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância reuniu crianças, adolescentes, famílias, comunidade, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um espaço de escuta ativa. O objetivo foi ouvir diferentes vozes, compreender a realidade e as demandas dos municípios e, a partir desse diálogo, promover melhorias para a população.
Os Encontros de Escuta integram a segunda edição do programa. Iniciaram em meados de abril de 2026 e encerraram nessa terça-feira, 16, ouvindo os moradores de Colmeia. Ao todo, o Tribunal e mais 18 parceiros percorreram doze municípios de norte a sul do Tocantins que apresentaram indicadores sociais baixos em áreas da saúde, educação ou assistência social.

Couto Magalhães foi o 11º município a receber a caravana do programa para o encontro de escuta social na tarde da segunda-feira, 15. Entre visitas e reuniões técnicas que antecederam a escuta ativa, o titular da relatoria da Região do Vale do Araguaia, Manoel Pires dos Santos, da qual Couto Magalhães e Colmeia fazem parte, fez questão de ressaltar que a equipe técnica do Tribunal está à disposição para orientar os gestores na construção do Plano de Ação Intersetorial, após o diagnóstico situacional.
Na abertura do evento, o conselheiro ressaltou a importância da participação da comunidade local para apresentar suas necessidades.
As crianças e os jovens foram os protagonistas do encontro, enviando perguntas e cobrando melhorias na alimentação e no transporte escolar, na saúde e mais espaços para lazer.
Leonel Nascimento, de 12 anos, pediu mais aulas práticas de educação física na escola de tempo integral. Isamar da Silva Oliveira, conselheira tutelar e moradora do Projeto de Assentamento Bonanza, elogiou a iniciativa. “Estávamos precisando de um espaço como esse para que a população expresse o que está passando e que nossas necessidades cheguem diretamente aos gestores e às autoridades e procurem melhorar cada vez mais o nosso município”, ressaltou.
O prefeito Júlio César Brasil destacou o trabalho que vem sendo executado para buscar melhorias para as crianças e os jovens de Couto Magalhães.
Encontro de Escuta em Colmeia

“Precisamos de mais segurança dentro de nossas escolas”, pediu com timidez, Maria Clara Alves dos Santos, de 12 anos, estudante do 7º ano, durante o último Encontro de Escuta que ocorreu nesta terça-feira, 16, no Espaço Cultural de Colmeia. Além dela, os estudantes também cobraram laboratório de informática.
O prefeito Pedro Clesio Ribeiro falou da satisfação em receber a ação do Tribunal e agradeceu à comunidade, aos parceiros do programa e à equipe técnica que prestaram todo apoio e orientações para que o município melhore suas políticas públicas para atender efetivamente a primeira infância.
Durante os encontros nos dois municípios, foi dado um passo importante para as crianças e jovens na prevenção às drogas. Os prefeitos firmaram o compromisso e aderiram ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), conduzido pela Polícia Militar em parceria com as escolas.
No fechamento dos encontros, o coordenador do programa, conselheiro Severiano Costandrade, falou da satisfação de oportunizar aos municípios caminhos para solucionar problemas e entregar à população saúde, educação e assistência social de qualidade.
“O Tribunal e os parceiros da Aliança pela Primeira Infância estão aqui porque temos o compromisso com a primeira infância e com as famílias tocantinenses e que políticas públicas exitosas e efetivas se reflitam nos demais segmentos da sociedade”, finalizou.
Parcerias
O programa conta com a participação de diversas instituições parceiras, entre elas o Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Defensoria Pública do Estado (DPE), além de secretarias estaduais, órgãos de controle e entidades como UNICEF, FIETO, Energisa, BRK e Hospital de Amor.

