A solenidade ocorrerá dentro da programação comemorativa do aniversário de 292 do município, celebrado também em 1º de junho
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da Superintendência do Iphan no Tocantins, realizará na próxima segunda-feira, 1º de junho, às 8h, na Praça Leopoldo de Bulhões, em Natividade (TO), a cerimônia oficial de entrega do título de Patrimônio Cultural do Brasil aos detentores da Ourivesaria de Natividade, bem cultural inscrito no Livro de Registro dos Saberes.
A solenidade ocorrerá dentro da programação comemorativa do aniversário de 292 do município, celebrado também em 1º de junho, e representa um momento histórico para Natividade, para o Tocantins e para o patrimônio cultural brasileiro. O reconhecimento nacional consagra uma tradição transmitida entre gerações de artesãos que mantêm vivos conhecimentos, técnicas e práticas associadas à produção artesanal de joias em ouro e prata, reconhecidas por sua singularidade, beleza e profundo vínculo com a identidade cultural da região.
O título será entregue coletivamente, em reconhecimento a todos que detêm ou estão diretamente vinculados à produção e transmissão desse saber tradicional.
A inscrição da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil foi aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Ipha em novembro de 2025, após processo de pesquisa e documentação desenvolvido em articulação com a comunidade detentora, pesquisadores, instituições de ensino e parceiros locais. O reconhecimento reafirma a relevância da tradição ourivesareira nativitana como referência cultural de alcance nacional.

