Ao fazer todos esses questionamentos, Geo informou que já ingressou com uma ação junto ao MPE questionado o referido edital
O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) questionou e criticou o edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de redistribuição dos professores aprovados no concurso de 2023. Geo, que é professor de carreira e defensor da educação, classificou o edital como “ridículo, uma armadilha” para aqueles que aceitarem as exigências do edital. O pronunciamento do parlamentar aconteceu na sessão ordinária desta terça-feira, 7, quando informou que também protocolou denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre o edital.
Renunciar o Concurso
De acordo com Júnior Geo, para concorrer à possibilidade de posse na realocação, “os professores terão que renunciar o concurso, sem ter a certeza de que eles terão a posse da vaga, olha que coisa ridícula, essa foi a proposta do então secretário da Educação, Fábio Vaz, que ingressou na educação, pelo quadro reserva”, afirma.
Irretratável
Geo questionou também sobre a exigência do edital de realocação de que os professores que optarem por um determinado município “não podem mais trocar, ainda que não haja adaptação do professor nesta cidade, por exemplo”.
Eliminação Definitiva
O professor Geo explicou que a não posse equivale à eliminação definitiva do concurso. “Caso o professor esteja doente no dia de sua posse e não comparecer, já estará eliminado e se ele for encaminhado para um povoado, ou municípios como Lizarda, Rio Sono, por exemplo, e não tiver imóvel para locar ou como se instalar e o professor justificar a deficiência, também esse professor será eliminado do concurso”, indigna-se o parlamentar.
Prazo Curto
Segundo o parlamentar, de 15 de abril a 14 de maio de 2026, “é um espaço curto de tempo, com esse edital ridículo, uma armadilha que está sendo proposta pela Seduc. Essa é uma aberração, uma desumanidade e um desrespeito para com os professores que passaram a vida estudando e se esforçando e o Governo do Tocantins toma uma ação vergonhosa dessa”, indigna-se Geo.
Vulneráveis
Para Geo, os professores aprovados do interior do Estado ficam mais vulneráveis e têm na ausência de infraestrutura para a posse, grande problema.
MPE
Ao fazer todos esses questionamentos, o deputado Professor Júnior Geo informou que já ingressou com uma ação junto ao MPE, questionado o referido edital e que não vai aceitar essas humilhações que estão sendo impostas aos professores pelo governo do Tocantins.

