- Publicidade -
InícioSaúdeGoverno do Tocantins reúne 53 municípios para alinhar estratégias de combate ao...

Governo do Tocantins reúne 53 municípios para alinhar estratégias de combate ao sarampo

Em seminário realizado em parceria com o Governo Federal, gestores e profissionais de saúde, foram atualizados sobre as estratégias de prevenção e controle da doença

Com o objetivo de alinhar estratégias de enfrentamento ao sarampo e atualizar os profissionais de saúde sobre a situação epidemiológica da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) realizou, nesta segunda-feira, 28, o Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo. O encontro ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO), em Palmas, reunindo gestores, equipes municipais de imunização, vigilância epidemiológica e profissionais da rede estadual e municipal de saúde. 

Participaram do evento representantes de 53, dos 81 municípios convidados das regiões Amor Perfeito, Cantão, Capim Dourado, Ilha do Bananal, Sudeste e seis cidades do Cerrado Tocantins Araguaia. Técnicos do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (DPNI/MS) também estiveram presentes. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou o caráter emergencial das ações: “Assim que soubemos dos casos suspeitos no município de Campos Lindos, encaminhamos imediatamente técnicos ao local para trabalharem em conjunto com o município e o Ministério da Saúde. Tivemos apoio total do ministro Padilha e seguimos a determinação do governador Wanderlei Barbosa, com ações rápidas e eficazes. Hoje, já temos nove casos confirmados de sarampo, de um total de 16 notificações, o que reforça a urgência dessas ações. Estamos atuando de forma tripartite para identificar os casos e, principalmente, promover a vacinação da nossa população”.

“O Ministério da Saúde vem ao Tocantins para um trabalho de sensibilização dos profissionais de saúde e articulação com os gestores, mobilizando todos no combate ao sarampo. O Brasil é um país livre da doença, mas há uma grande pressão pela internalização, considerando o aumento de casos em outros países e a ocorrência de casos relacionados à importação em um município do interior do Estado. Estamos atuando em parceria com o Tocantins e o município de Campos Lindos para conter os casos e sensibilizar os demais municípios. O sarampo é uma doença evitável, temos vacinas seguras e produzidas no Brasil há décadas. Vacinar agora é proteger a si mesmo, a família e a comunidade”, destacou Eder Gatti Fernandes, diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. 

Para os profissionais que participaram, o seminário foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento técnico. “Foi possível adquirir conhecimento, compreender melhor a situação epidemiológica do sarampo e levar essas informações para fortalecer a vacinação no município. Com certeza, os aprendizados de hoje vão fortalecer a atuação em nosso município”, afirmou a enfermeira e coordenadora de imunização do município de Recursolândia, Daiane Soares Galvão. 

A secretária municipal de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes, também ressaltou a relevância do encontro. “Fomos convocados pelo Estado para essa atualização sobre o sarampo, o que mostra a preocupação conjunta dos municípios e do governo. Viemos com nossa equipe de vigilância em saúde, coordenadores de imunização e profissionais do distrito de Luzimangues para reforçar nosso compromisso com a prevenção”.

Próxima etapa em Araguaína 

No dia 29 de julho, o segundo seminário macrorregional será realizado em Araguaína, reunindo representantes de 58 municípios das regiões Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia, no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a partir das 14h.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas