- Publicidade -
InícioTocantinsGovernador Wanderlei Barbosa anuncia novos investimentos para ampliação do programa de sinalização viária...

Governador Wanderlei Barbosa anuncia novos investimentos para ampliação do programa de sinalização viária em mais 62 municípios

Segunda etapa do programa fortalece a segurança viária em todas as regiões do estado; solenidade também marcou a entrega da reforma da sede do Detran em Palmas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou, nesta quinta-feira, 25, a Ordem de Serviço e os termos de anuência e adesão de 62 municípios ao Programa de Sinalização Viária Urbana, que recebe investimento de R$ 21 milhões. Com a expansão da iniciativa, o número de cidades contempladas chega a 80, fortalecendo a segurança no trânsito e a mobilidade urbana em todo o estado. Na ocasião, também foi entregue a reforma do prédio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), em Palmas.

Nesta fase, serão implantadas sinalizações horizontais e verticais nos municípios beneficiados, além da instalação de semáforos em algumas localidades. A ação, lançada durante o Maio Amarelo, entra agora na fase de autorização para implantação dos sistemas de sinalização em vias públicas urbanas, levando melhorias à organização do tráfego e à segurança viária. Os municípios já contemplados anteriormente também receberão novos equipamentos semafóricos, ampliando os benefícios do programa.

O governador Wanderlei Barbosa destacou que os investimentos representam um avanço importante para a segurança viária e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. “Estamos levando mais organização para o trânsito das nossas cidades, com sinalização adequada e equipamentos que ajudam a prevenir acidentes e preservar vidas. Esse é um trabalho realizado em parceria com os municípios, com o objetivo de tornar as vias mais seguras. Ao mesmo tempo, seguimos investindo na modernização da estrutura pública, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência no atendimento prestado ao cidadão”, enfatizou.

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Hercy Filho, ressaltou que o projeto é uma parceria contínua entre o Estado e os municípios. “A ação segue para a segunda etapa, buscando estruturar as vias urbanas e rodovias, garantindo condições para que 80 municípios contem com sinalização horizontal e, em parte deles, semafórica. A iniciativa também se integra às campanhas educativas, reforçando a importância da educação para o trânsito e da fiscalização para coibir irregularidades e ampliar a segurança viária. Além disso, foi inaugurado o bloco da presidência, oferecendo mais conforto aos servidores e usuários”, afirmou.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização viária é fundamental para a segurança no trânsito, pois orienta condutores e pedestres, além de contribuir para a organização do fluxo de veículos e a prevenção de acidentes. Na primeira etapa, o projeto beneficiou 26 municípios com a implantação de sinalização vertical e horizontal, concluída em maio deste ano, com investimento de R$ 15 milhões.

Municípios atendidos

Prefeitos de diversas regiões estiveram presentes na sede do Detran, em Palmas, para assinar os termos de adesão do programa e dar celeridade à execução das intervenções nos municípios.

O prefeito de São Bento do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, Paulo Wanderson, foi um dos primeiros a assinar a adesão municipal. “Vamos receber sinalização horizontal e vertical e semáforos. É de grande importância, pois a falta de sinalização tem causado acidentes. Como a cidade abriga uma grande empresa, o fluxo de veículos é intenso, essa parceria é essencial e vai fazer muita diferença no nosso município”, afirmou.

A prefeita de Itaporã, Keia Caponi, enfatizou os benefícios do projeto para o município. “A cidade estava precisando muito e essa sinalização e a organização do trânsito vão trazer grandes benefícios para a população. É com muita alegria que recebemos essa parceria que o governador Wanderlei Barbosa firmou com o nosso município”, frisou.

Reforma do prédio do Detran

A entrega da reforma dos blocos da sede do Detran/TO integra o projeto de revitalização da infraestrutura do órgão, desenvolvido para oferecer mais conforto e segurança aos servidores e usuários, além de aprimorar o atendimento à população. Com investimento superior a R$ 12 milhões, a iniciativa já resultou na entrega das unidades de Araguaína e Gurupi, enquanto as obras de revitalização da unidade de Paraíso seguem em execução.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas