spot_img
- Publicidade -
spot_img
InícioPalmasPalmas abre consulta pública para construção do Plano de Segurança Alimentar 2026–2029

Palmas abre consulta pública para construção do Plano de Segurança Alimentar 2026–2029

Iniciativa tem como objetivo reunir contribuições, críticas e sugestões da sociedade civil para aperfeiçoar as ações e metas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), abriu consulta pública para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PlamSan) 2026–2029. A iniciativa tem como objetivo reunir contribuições, críticas e sugestões da sociedade civil para aperfeiçoar as ações e metas do plano. Os interessados podem participar de forma on-line até 22 de outubro, por meio do endereço eletrônico https://consultaspublicas.palmas.to.gov.br/  .

O processo participativo busca fortalecer a produção e o acesso a alimentos no Município, com iniciativas voltadas à agricultura familiar, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), às hortas urbanas e à piscicultura no Lago de Palmas. O documento também estabelece formas de acompanhamento, recursos e metas para garantir que essas medidas sejam realizadas ao longo dos quatro anos.

“O Plano Municipal não é apenas um instrumento de planejamento governamental, mas um verdadeiro pacto social entre o poder público e a sociedade civil para combater a fome, a má nutrição e as desigualdades sociais. Nesse sentido, a consulta pública é fundamental para aperfeiçoar as políticas públicas em Palmas”, disse o secretário-executivo da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) da Sedes, Rodrigo Miranda Pereira.

Participação social

A escuta da sociedade contribui para identificar as necessidades das periferias, comunidades rurais e povos e comunidades tradicionais, além de ampliar a transparência e o diálogo na definição das prioridades para a segurança alimentar e nutricional. Cidadãos, movimentos sociais, agricultores familiares, acadêmicos e entidades socioassistenciais também podem participar desse processo.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas