spot_img
- Publicidade -spot_img
InícioGeralInscrições para a segunda edição de 2026 do Exato estão abertas

Inscrições para a segunda edição de 2026 do Exato estão abertas

Exame será aplicado em outubro e poderá ser realizado por estudantes que já concluíram ou ainda cursam o Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para a segunda edição de 2026 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de setembro, exclusivamente pela internet, por meio da página oficial do exame. A prova será aplicada no dia 18 de outubro, em 15 municípios do estado.

Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando qualquer série dessa etapa de ensino. A taxa de inscrição é de R$ 95.

As notas obtidas no Exato poderão ser utilizadas em processos seletivos para ingresso em cursos de graduação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), conforme as regras estabelecidas nos editais de cada instituição.

Pedido de isenção

Os candidatos que atendam aos critérios previstos no edital podem solicitar isenção da taxa de inscrição nos dias 5 e 6 de agosto. O benefício é destinado a inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), estudantes de baixa renda que cursaram o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, além de estudantes indígenas e quilombolas.

A Copese destaca que a solicitação de isenção não substitui a inscrição no Exato. Mesmo com o pedido deferido, o candidato deverá realizar a inscrição no exame dentro do prazo previsto no cronograma.

Como funciona o Exato

O Exato é um exame de habilitação, e não um processo seletivo. Isso significa que, no momento da inscrição, o participante não escolhe curso, instituição ou modalidade de concorrência. A única escolha é o município onde realizará a prova. Posteriormente, a nota poderá ser utilizada nos processos seletivos das instituições participantes, conforme os critérios definidos em seus respectivos editais.

Nesta edição, a prova será aplicada nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Cronograma

  • Pedido de isenção da taxa: 5 e 6 de agosto;
  • Inscrições: até 9 de setembro;
  • Divulgação dos locais de prova: 2 de outubro;
  • Aplicação da prova: 18 de outubro.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas