- Publicidade -
InícioPalmasBanco do Povo reduz exigências para acesso ao crédito para pequenos empreendedores

Banco do Povo reduz exigências para acesso ao crédito para pequenos empreendedores

Decreto da Prefeitura de Palmas assinado nesta quinta-feira, 14, simplifica documentos e facilita financiamento para autônomos, MEIs e empresas recém-abertas         

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou nesta quinta-feira, 14, decreto de desburocratização do Banco do Povo, medida que moderniza as regras de acesso ao microcrédito, reduz exigências documentais e facilita o financiamento para microempreendedores, trabalhadores autônomos e pequenos negócios da Capital. A assinatura aconteceu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2026 e faz parte de pacote de medidas anunciadas para comemoração dos 37 anos da Capital.

Entre as principais mudanças está a possibilidade de dispensa de avalista em casos específicos. Pela nova regra, empreendedores com situação cadastral regular e capacidade de pagamento comprovada poderão acessar o crédito sem a necessidade de apresentar avalista, reduzindo entraves e tornando a análise mais ágil.

O decreto também simplifica a documentação exigida para solicitação do microcrédito, eliminando obrigações como apresentação de PIS/Pasep, certidão de quitação eleitoral e outras comprovações que dificultavam o acesso ao programa.

Outra mudança importante beneficia empresas recém-abertas. Negócios com menos de 12 meses de funcionamento poderão solicitar financiamento mesmo sem histórico anual de faturamento. Nesses casos, a análise poderá considerar projeção financeira, plano de negócios e avaliação técnica do Comitê de Crédito.

Menos burocracia

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, destacou que a medida fortalece o ambiente de negócios e aproxima o crédito da realidade dos pequenos empreendedores. “Estamos modernizando o Banco do Povo para que ele seja mais ágil, mais acessível e mais conectado à realidade dos pequenos empreendedores. Crédito com orientação e menos entrave significa negócio crescendo, renda circulando e mais oportunidades para a população.”

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas