Projeto Germinar levará estudantes da rede municipal à Agrotins 2026 com atividades educativas sobre sustentabilidade, inovação e rastreabilidade no agro
Entre terça e sexta-feira, de 12 a 15, estudantes da rede municipal de ensino da Capital participarão da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026), por meio do Projeto Germinar. Com o tema ‘Rastreabilidade dos produtos agropecuários’, a iniciativa reunirá instituições, produtores, pesquisadores e estudantes em atividades voltadas à inovação no campo e ao fortalecimento do agro sustentável.
As atividades da Secretaria Municipal da Educação (Semed), acontecerão no espaço Fazendinha Agrícola. Ao todo, 12 escolas participarão da programação ao longo dos quatro dias de evento, com atendimento concentrado no período da manhã. Todo dia, três escolas levarão uma turma composta por aproximadamente 40 estudantes para conhecer e participar do evento.
A ideia é proporcionar aos alunos uma experiência educativa e interativa, aproximando os alunos de temas ligados à agricultura e à sustentabilidade. A programação contará com apresentação institucional do Projeto Germinar e uma explanação geral sobre a Agrotins e sua importância para o desenvolvimento do Tocantins.
Os estudantes também participarão de palestras educativas conduzidas por profissionais das áreas de nutrição, agronomia e ciências biológicas. Dentre os temas que serão abordados estão a produção de alimentos, conservação ambiental e práticas sustentáveis no campo.
Outro destaque da programação serão as oficinas práticas realizadas com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que abordaram sobre o manejo e conservação de solos de forma dinâmica e acessível aos alunos. As atividades incluem ainda momentos de interação orientada entre estudantes, professores e servidores da educação.

