- Publicidade -
InícioGeralPalmas proíbe uso de animais vivos como prêmios em eventos promocionais

Palmas proíbe uso de animais vivos como prêmios em eventos promocionais

Foi sancionada pelo prefeito de Palmas, José Eduardo de Siqueira Campos, a Lei nº 3.314, de 12 de dezembro de 2025, que proíbe a utilização de animais vivos como prêmios, brindes ou recompensas em eventos promocionais realizados no município. A norma já está em vigor e vale para sorteios, rifas, concursos e ações similares.

De acordo com o texto da lei, fica vedado o uso, a oferta, a guarda, o fornecimento, a distribuição ou a entrega de animais vivos com finalidade promocional. A medida busca coibir práticas que possam resultar em maus-tratos, abandono ou uso inadequado de animais, reforçando a política de proteção animal no âmbito municipal.

A nova legislação prevê que o descumprimento da norma sujeitará os responsáveis às sanções administrativas cabíveis, sem prejuízo das penalidades previstas na legislação estadual e federal de proteção aos animais.

A lei é originária do Projeto de Lei nº 223/2025, de autoria da vereadora Thamires do Coletivo Somos, e foi aprovada pela Câmara Municipal antes de ser sancionada pelo Executivo.

Com a iniciativa, Palmas avança no fortalecimento das normas de bem-estar animal, alinhando-se a práticas adotadas em outras cidades brasileiras que já vedam o uso de animais vivos como objetos de promoção comercial ou entretenimento.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas