- Publicidade -
InícioGeralGoverno do Tocantins garante apoio diário a 2 mil romeiros durante o...

Governo do Tocantins garante apoio diário a 2 mil romeiros durante o Festejo do Senhor do Bonfim

Ponto de apoio no km 12 ofereceu alimentação, descanso e atendimentos de saúde, fortalecendo a fé e a tradição em Natividade

Durante os dez dias do Festejo do Senhor do Bonfim, em Natividade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), assegurou acolhimento e cuidado aos milhares de fiéis que percorreram os 23 km entre a cidade e o povoado do Bonfim. Localizado no km 12 do trajeto, o ponto de apoio recebeu, em média, 2 mil romeiros por dia, oferecendo água, frutas, caldos, lanches, espaço para descanso e atendimentos básicos de saúde.

Os serviços incluíram aferição de pressão arterial, pequenos curativos, testes de glicemia e orientações de saúde. Para aliviar o desgaste físico da caminhada, o projeto Viver Bem Social ainda disponibilizou sessões de massagem, proporcionando bem-estar e renovação de forças aos participantes.

Romeiros destacaram a importância da estrutura. Bronze Avelino, devoto desde a juventude, descreveu o local como um refúgio essencial: “Esse ponto de apoio é um respiro no meio da jornada. Aqui, a gente toma uma água, come alguma coisa e renova as forças para chegar lá em cima com mais ânimo.”

A presença de equipes de saúde foi outro diferencial. A nutricionista Ingrid Tomé, que participou da romaria pela primeira vez, ressaltou que muitos atendimentos estiveram ligados a pressão alta, dores musculares e lesões nos pés: “O nosso trabalho foi cuidar para que ninguém desistisse no meio da caminhada e chegasse com segurança ao destino.”

Coordenando a ação com outros 12 servidores da Setas, Raimunda Araújo dos Santos, a dona Raimundinha, reforçou o propósito do projeto: “O nosso papel é renovar as forças para que eles seguissem adiante. É isso que tornou esse ponto de apoio tão especial.”

Presente no festejo desde 2002, o Governo do Tocantins reforça com essa iniciativa o compromisso de valorizar a tradição e fortalecer o turismo religioso.

Fé e tradição

A devoção ao Senhor do Bonfim em Natividade teve início em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco. Segundo a tradição, a peça desapareceu e reapareceu no mesmo local, tornando-se objeto de veneração e dando origem à celebração que, hoje, é a maior manifestação religiosa do Estado.

Entre cantos, orações e promessas, a caminhada ao santuário se renova como ato de fé e resistência. E, a cada parada no ponto de apoio, os romeiros encontram não apenas alimento e descanso, mas a certeza de que sua jornada é acompanhada por cuidado e respeito.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas