- Publicidade -
InícioPalmasGuarda Metropolitana de Palmas lança aplicativo ‘Mulher Segura’ para reforçar proteção para...

Guarda Metropolitana de Palmas lança aplicativo ‘Mulher Segura’ para reforçar proteção para vítimas de violência

Ferramenta será instalada pela Prefeitura de Palmas durante a operação ‘Visita Tranquilizadora’

Na tarde dessa quinta-feira, 7, a equipe da Patrulha Mulher Segura da Guarda Metropolitana de Palmas participou de uma reunião estratégica para apresentar e discutir sobre o uso do novo aplicativo ‘Mulher Segura’ que será disponibilizado pela Prefeitura de Palmas para quem tiver Medida Protetiva de Urgência (MPU). O encontro foi realizado no prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) junto com integrantes do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do município.

Durante a reunião, a patrulha da GMP recebeu capacitação sobre o funcionamento da ferramenta que vai ajudar mulheres com Medida Protetiva de Urgência (MPU) ativas, permitindo que elas, ao se sentirem ameaçadas, acionem o botão do pânico disponível na plataforma. Após isso, um alerta sonoro será enviado diretamente ao CICC que acionará a viatura para dar atendimento da ocorrência em tempo real.

A coordenadora da Patrulha Mulher Segura, Inspetora Letícia Walker, explica os benefícios da nova ferramenta. “O aplicativo Mulher Segura será essencial para garantir que a medida protetiva de urgência seja realmente uma proteção, trata-se de um plano de segurança para garantir que o agressor não cometa uma nova agressão e que essa mulher esteja protegida”.

A ferramenta será instalada durante a operação ‘Visita Tranquilizadora’, realizada pela patrulha na casa da vítima, com orientações sobre os canais de denúncia, formas de proteção, identificação do nível de riscos com o agressor e um plano de segurança individualizado e humanizado para cada mulher.

Patrulha Mulher Segura

Criada pelo Decreto N.º 2.678, de 28 de março de 2025, a Patrulha Mulher Segura foi instituída com a missão principal de fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Patrulha está concluindo o processo de implantação e se preparando para iniciar os atendimentos a mulheres e meninas vítimas de agressão. Desde março deste ano, a equipe vem passando por capacitações para atuar de forma especializada e iniciar oficialmente as atividades agora em agosto.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas