A acusação de estupro levou o Judiciário a determinar seu afastamento imediato
O Governo do Tocantins confirmou a exoneração, a pedido, de Nélio Nogueira Lopes, secretário executivo da Secretaria da Igualdade Racial. A decisão foi publicada no Diário Oficial na noite de 8 de junho. O afastamento ocorreu após determinação judicial, motivada pela acusação de estupro contra o gestor. Até o momento, o governo não anunciou quem assumirá a função interinamente.
Nélio Lopes havia assumido o cargo em janeiro de 2026, sendo considerado uma jovem liderança política de Palmas. Antes de ocupar a secretaria estadual, atuou na gestão da ex-prefeita Cíntia Ribeiro, onde presidiu a Fundação Municipal da Juventude e também ocupou cargos na Fundação Cultural de Palmas e na Secretaria Municipal de Igualdade Racial.
Investigação e repercussão
A acusação de estupro levou o Judiciário a determinar seu afastamento imediato. O caso está em apuração. O governo estadual também não divulgou detalhes sobre a escolha de um novo secretário executivo para a pasta.
O afastamento e exoneração de Nélio Nogueira Lopes representam um episódio delicado na política tocantinense, envolvendo acusações graves contra um gestor público. A Justiça segue investigando o caso.
A defesa de Nélio Lopes se manifestou em nota, afirmando que recebeu a determinação do afastamento com surpresa e preocupação, e que a decisão judicial foi baseada em “suposições fora de contexto e erros sobre os fatos”.

