- Publicidade -
InícioGeralUFT sediará Escola Internacional de Verão do Futuro Edgar Morin voltada à...

UFT sediará Escola Internacional de Verão do Futuro Edgar Morin voltada à biodiversidade e gestão ambiental

Inscrições para o evento já estão abertas; programação integrará saberes transdisciplinares e discutirá desafios contemporâneos

Entre os dias 1 e 5 de junho de 2026, o Câmpus da UFT em Palmas, sediará a Escola Internacional de Verão do Futuro Edgar Morin. Promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o evento destaca o protagonismo da instituição ao difundir o pensamento complexo. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser efetuadas na página do evento aqui.

A programação foi pensada de forma a superar a fragmentação do conhecimento contemporâneo, imergindo nas teorias do sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, cujo relacionamento com o Tocantins é histórico e profundo. O evento reunirá pesquisadores, estudantes, toda a comunidade acadêmica e a sociedade tocantinense. Entre os temas centrais estão a gestão de riscos ambientais, a preservação da biodiversidade e o diálogo entre saberes científicos, tradicionais e populares. 

Morin e o Tocantins

A relação de Edgar Morin com a UFT não é recente. Em 2009, o filósofo visitou o Tocantins, ocasião em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFT juntamente com a líder camponesa Raimunda Gomes da Silva (Raimunda Quebradeira de Coco), laureada com a mesma honraria. Durante sua passagem, Morin visitou a comunidade quilombola Malhadinha e a aldeia indígena Xerente, onde foi batizado com o nome de Wawekrurê (“sábio ancião”). Essa vivência tornou-se símbolo da “Ecologia de Saberes” que a Universidade busca promover.

Recentemente, a UFT consolidou ainda mais essa ponte internacional através de parcerias com a Universidade de Sorbonne e a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, visando missões científicas e o fortalecimento do pensamento complexo na graduação e pós-graduação.

Programação

A Escola Internacional está estruturada em eixos temáticos que refletem as urgências do século XXI:

  • Complexidade e transdisciplinaridade: Reflexões sobre a reforma do pensamento e a inovação no ensino superior;
  • Água, biodiversidade e saberes: Diálogos sobre a sustentabilidade e os recursos naturais da região amazônica e do cerrado;
  • Territórios e futuro: Discussões sobre riscos ambientais, políticas públicas e a construção de futuros possíveis.

A Escola Internacional também abre espaço para a submissão de trabalhos científicos, ensaios acadêmicos e relatos de experiências pedagógicas inovadoras, incentivando que a produção acadêmica local dialogue diretamente com as tendências globais do pensamento moriniano.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas