Início Agronegócio Cavalhadas e torneio leiteiro encerram programação da Agrotins 25 anos

Cavalhadas e torneio leiteiro encerram programação da Agrotins 25 anos

Feira teve início no dia 13 deste mês e foi encerrada no sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas

0
Ganhadora do torneio leiteiro foi a vaca Cocá Filha, com a produção de 21,51 litros de leite, da proprietária Layla Vilela - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O tradicional torneio leiteiro e a apresentação das cavalhadas de Taguatinga, município do Sudeste do estado, marcaram o encerramento da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). A feira teve início no dia 13 deste mês e foi encerrada no sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.

Cavalhadas de Taguatinga fizeram parte das apresentações na Agrotins 25 anos – Seagro/Governo do Tocantins

No torneio leiteiro, participaram quatro vacas leiteiras das raças Girolando e mestiças, pertencentes a dois produtores: Layla Vilela, da Fazenda Bom Gado, e Eudes Alves, da Chácara Renascer, de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. As vacas foram ordenhadas duas vezes ao dia (manhã e tarde), durante três dias consecutivos.

Os resultados foram: 1º lugar: vaca Cocá Filha, com produção de 21,51 litros de leite, da proprietária Layla Vilela; 2º lugar: vaca Cocá Mãe, com 17,32 litros, também da produtora Layla Vilela; 3º lugar: vaca Chifrada, com 13,15 litros, do produtor Eudes Alves.

Premiação

Os vencedores receberam os seguintes prêmios: 1º lugar: um kit de ordenha e produtos de saúde animal; 2º lugar: produtos de ração, medicamentos da Noxon e sementes holandesas da Alta Genetics; 3º lugar: produtos de laboratórios de genética da empresa Agenor União.

Layla Vilela, vencedora do primeiro lugar, destacou a importância de manter a tradição. “Temos que dar continuidade a essa atividade da pecuária, que é muito importante para nós, produtores. Essas vacas são resultado do Programa Mais Genética e, futuramente, serão seguidas por suas filhas e netas”, afirmou.

Já Eudes Alves, proprietário da vaca Chifrada, celebrou a participação. “Este ano fiquei com o terceiro lugar, mas daqui a dois anos espero alcançar o primeiro, já com o resultado do Programa Mais Genética Tocantins. O estado hoje tem uma produção leiteira cada vez mais fortalecida”, destacou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile