Início Agronegócio Governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento de prova de ganho de peso...

Governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento de prova de ganho de peso bovino em Silvanópolis

Esta edição da Prova de Ganho de Peso envolveu mais de 70 animais da raça Nelore e a participação de 25 produtores do estado

0
Governador Wanderlei Barbosa entregou a premiação a proprietária do touro campeão da Prova - Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, participou neste sábado, 17, do encerramento e premiação da 5ª edição da Prova de Ganho de Peso (PGP), que ocorreu na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis. O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Governo do Tocantins.

O encerramento do evento contou com roda de conversa sobre genética melhoradora dos rebanhos Pura Origem (PO) ao gado comercial, com a participação de nomes importantes da pecuária nacional e, ainda, reuniu criadores, técnicos e especialistas para discutir manejo, reprodução, nutrição e tendências do setor.

Em sua fala, o governador Wanderlei Barbosa parabenizou todos os criadores presentes e destacou a contribuição da iniciativa da ACNT para melhoria da qualidade do rebanho do estado. “Parabenizo todos os criadores aqui presentes e a iniciativa da presidente da ACNT, Andrea Stival, pela realização dessa Prova de Ganho de Peso, que contribui sobremaneira com a melhoria da nossa genética animal. Acompanhamos o projeto da família e sabemos da importância das práticas adotadas para melhorar o nosso rebanho e colocar o Tocantins cada vez mais em evidência no cenário nacional”, enfatizou o chefe do Executivo.

O secretário da Agricultura de Pecuária, Jaime Café, assegurou que os melhoristas tocantinenses têm feito um trabalho espetacular para o aperfeiçoamento da qualidade do rebanho do Tocantins e da qualidade da carne. Ele acentuou que o gado nelore, que é a base da criação no estado, representa um material genético que se adaptou muito bem à região e que nos últimos anos teve um avanço extraordinário, tanto na precocidade quanto na qualidade da carne e ganho de peso. “É um programa que vem ao encontro das iniciativas do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, que conta com o maior programa de melhoramento genético do Brasil. Nós já adquirimos 200 mil protocolos de inseminação para fornecer para os nossos pequenos produtores, para que possam melhorar sua produção”, afirmou o secretário.

A presidente da ACNT, Andrea Stival e proprietária do touro campeão desta edição agradeceu a presença e o apoio do governador Wanderlei Barbosa e reforçou a importância da melhoria genética. “O legado da iniciativa é o melhoramento genético, de carcaça, da carne dos animais, bem como, a precocidade, fertilidade e lucratividade para o fazendeiro. A prova de Ganho de Peso traz os melhores animais do estado para dentro de uma fazenda, onde por 10 meses, de forma igualitária, todos recebem a mesma nutrição, mesmo tratamento, a mesma vacina. Assim a gente vai vendo qual genética tem melhor desempenho e qual criador está no caminho mais correto, mais assertivo”, explicou.

Prova de Ganho de Peso

Essa edição da Prova de Ganho de Peso teve duração de 10 meses e envolveu mais de 70 animais da raça Nelore na categoria pasto.  Eles foram submetidos a avaliações rigorosas na propriedade rural, com a supervisão de técnico da ABCZ e consultor do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

O campeão da Prova de Ganho de Peso 2024/2025 foi o touro Teimoso Brilhante, da Fazenda Brilhante, de Gurupi, da produtora Andrea Stival. Em segundo ficou o touro Astro, da Fazenda São Francisco, de Araguaçu, de propriedade do senhor Márcio Fávero. E, em terceiro lugar, o touro 5594 do JEM, da Fazenda São Geraldo, e Caseara, do empresário José Eduardo Guimarães Motta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile