Agrotins 24: resultados absurdos de bons!

Publicado em: 21/05/2024 08:55:00

Compartilhar com:

Foto: Divulgação


*Por Roberto Jorge Sahium


É! Lá se vai mais uma Agrotins. E ajuíza num evento arrojado, que quebrou a banca de aposta. O acontecimento granjeou resultados absurdos de bons, arrebanhou gente do Brasil inteiro, até do estrangeiro e ‘nóis’ daqui da terra do pequi. Na escrituração do agronegócio, a dianteira em relação aos anos passados foi grande, o faturamento passou dos 4 bilhões, assim comemorou o governador Wanderlei Barbosa e o secretário Jaime Café junto aos seus fiéis escudeiros e expositores, responsáveis direto pelo crescimento da feira agrotecnológica, que acontece no Centro Agrotecnologia Mauro Mendanha, em Palmas do Tocantins.

 

Por ser uma feira agrotecnológica, as prateleiras balançavam tecnologias para encherem os carrinhos de sabedorias e pra todos gostos e precisões. Na parte de cima vinham as máquinas, equipamentos, veículos, barcos, quadriciclos de todos os tamanhos e super atualizados e conectados. As sementes de capim, milho, soja, arroz, gergelim, ocupavam as prateleiras de baixo, objetivo central da feira. 


As novas cultivares e variedades foram desenvolvidas para todos os tipos de solos tocantinenses, desde os arenosos até os pedregosos, para sistemas de plantio de sequeiro, irrigado em terras altas e áreas de várzeas.

 

Realce ficou na conta da Embrapa-Aquicultura e Pesca, que juntamente com seus parceiros, lança o 34º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, para acontecer no Tocantins ainda este ano. As ferramentas tecnológicas davam os tons e os contra-tons nos expositores das prateleiras do centro. Destacavam a energia fotovoltaica, a internet das coisas que se refere à conexão de aparelhos de robótica, drones, satélites e os GPS, que prometem impulsionar a produtividade e a eficiência do setor agropecuário, trazendo benefícios significativos para os produtores rurais e para a economia do país.


A agricultura de abastecimento interno, responsável por manter a mesa do brasileiro com verduras, frutas, peixes, leite, mandioca e seus derivados, batata doce e muitos outros gêneros alimentícios de primeira necessidade, foi presenteada com tecnologias atualizadas e validadas pelos serviços de assistência técnica e extensão rural, em especial pelo Ruraltins, Senar, Sebrae e Seder.

 

Também para o segmento da agricultura de abastecimento interno a Secretaria de Aquicultura e Pesca trouxe uma infinidade de tecnologias e palestras por meio de seus parceiros. A Gramprata para este segmento trouxe a Fazendinha Agro Sustentável, um pequeno projeto para produção intensiva de peixes consorciado com galinha, frango e porco caipira integrado a um sistema agroflorestal e zero carbono.

 

Ainda para o segmento da agricultura de abastecimento interno, a Ferpam, Fabiano Parafusos e outras lojas não deixaram por menos para suprirem as expectativas dos pequenos produtores, trouxeram micro-tratores, equipamentos para irrigação, ferramentas em geral, inclusive eletro eletrônicos e última geração.

 

Direto dos currais, a comercialização de bois, vacas, ovinos e caprinos, com DNAs de campeões, verdadeiros astros e estrelas de alta performance superou todas as expectativas dos pecuaristas criadores. 


Agora, bora esperar a Agrotins 25 para comemorarmos as Bodas de Prata.  Como se trata de uma grande vitrine, que dita moda em grande atitude tecnológica, não somente no Tocantins, mas em todo o Matobipa, a celebração vai ser no mais alto do altar dos deuses da agricultura e pecuária, estaremos galgando o terceiro lugar da mais importante feira agrotecnológica e a única agrotemática do Brasil.


Outras proeminências na Agrotins 24, ficaram por conta da imprensa, e os louros verdes vão para a Radio Agrotins, a Rádio Conexão 98.1 FM com a Jornalista Amanda Oliveira, O Jornal, e o Mundo Agro de Cesar Halum, bem como  a ação promovida pela Assembleia Legislativa do Tocantins, por meio dos deputados Wiston Gomes, Nilton Franco, Amélio Cayres, Eduardo Mantoan, Luciano Oliveira, Vilmar de Oliveira, Eduardo Fortes e pela deputada Janad Valcari, que entregaram a comenda do mérito do agronegócio para várias personalidades do agro tocantinense.   

 

Bora fazer uma observação, na Agrotins 24: dia 17 de maio, na fala do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, que, ao lado do governador Wanderlei, destacou o potencial do estado na manutenção e no fortalecimento do setor agropecuário. Porém, a assessoria do senhor ministro, esqueceu de informar que o Estado do Tocantins já superou este tal potencial, na realidade somos “A Nova Plataforma de Desenvolvimento Sustentável do Brasil”; esta empreitada de nova fronteira agrícola ficou para trás, pra acolá nos anos 70/80 do centenário acontecido.

 

Inté pra nóis!

 

*Roberto Jorge Sahium é engenheiro agrônomo raiz, membro da Academia de Letras da Assistência Técnica e Extensão Brasileira.