- Publicidade -
InícioGeralMais de 128 mil famílias no Tocantins serão beneficiadas pelo programa Gás...

Mais de 128 mil famílias no Tocantins serão beneficiadas pelo programa Gás do Povo

Governo Federal estima atender 100% do público até março de 2026, com gratuidade no botijão para 15,5 milhões de famílias em todo o país

O Tocantins terá 128.116 famílias contempladas pelo programa Gás do Povo, lançado nesta quinta-feira (4/9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belo Horizonte (MG). A iniciativa garante a entrega gratuita do botijão de gás de cozinha a famílias de baixa renda em todo o Brasil.

De acordo com o Governo Federal, a meta é atingir 100% do público-alvo até março de 2026, chegando a 15,5 milhões de famílias, o equivalente a 50 milhões de pessoas. O cálculo é de que 65 milhões de botijões sejam distribuídos por ano em todo o país.

Para o presidente Lula, o programa é essencial para reduzir desigualdades e assegurar dignidade. “Nós estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás. Vamos garantir que as pessoas mais pobres recebam o gás de graça”, afirmou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o gás de cozinha passa a ser tratado como item essencial para a segurança alimentar. “O Gás do Povo combate a pobreza energética, alivia o orçamento das famílias e protege a saúde, principalmente de mulheres e crianças que ainda recorrem à lenha e a outros materiais tóxicos”, disse.

Público atendido e distribuição

O programa terá prioridade para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), especialmente as que já recebem Bolsa Família. A frequência do benefício dependerá do tamanho da família:

  • 2 integrantes: até 3 botijões por ano;
  • 3 integrantes: até 4 botijões por ano;
  • 4 ou mais integrantes: até 6 botijões por ano.

A retirada será feita diretamente em revendas credenciadas, por meio de validação eletrônica com um vale digital fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa.

Impacto social e em saúde

Atualmente, 12,7 milhões de famílias brasileiras utilizam lenha combinada ao gás de cozinha, segundo o IBGE. A queima de lenha eleva em até 33 vezes a concentração de poluentes acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentando os riscos de infecções respiratórias em crianças e doenças crônicas em mulheres expostas diariamente.

Além disso, o uso da lenha consome em média 18 horas semanais das famílias para coleta, tempo que poderia ser dedicado ao estudo ou trabalho.

Com a implementação do Gás do Povo, o governo espera reduzir esses impactos, melhorar a qualidade de vida das famílias mais vulneráveis e garantir acesso seguro e universal ao gás de cozinha.

- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas