Início Geral Universidade da Maturidade inaugura primeiro polo internacional em Portugal

Universidade da Maturidade inaugura primeiro polo internacional em Portugal

Comitiva da Universidade da Maturidade, polo de Campo Grande, embarcou para Portugal na sexta-feira, 16, para participar da aula inaugural

0
Comitiva de acadêmicos e professores do polo. Foto: Divulgação UMA da UMA de Campo Grande embarcou na sexta-feira, 16, para participar da aula inaugural.

A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), inaugurou nessa terça-feira, 20, seu primeiro polo internacional, localizado em Soure, no Distrito de Coimbra, Portugal. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges) e contou com a presença da coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, e uma comitiva de 26 integrantes brasileiros, entre professores, pesquisadores e acadêmicos.

O polo da UMA em Portugal já conta com mais de 100 acadêmicos matriculados e oferecerá atividades três vezes por semana, conduzidas por um psicólogo, um educador físico e um gerontólogo, além de aulas, neste primeiro momento, virtuais, com professores que atuam nos polos do Brasil.

A coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, destaca a importância de um polo no continente europeu. “É uma felicidade para todos nós e um sentimento de orgulho em saber que uma tecnologia social brasileira, tocantinense, está sendo implantada na Europa. Eu, enquanto professora, pesquisadora e entusiasta do envelhecimento humano, acredito que este polo servirá de exemplo para outros países europeus e, logo, teremos mais polos. Com esta parceria, a UMA reafirma seu compromisso com a troca de experiências, o intercâmbio cultural e o fortalecimento de suas iniciativas internacionais”.

Além das atividades regulares, o polo de Soure terá um hub criativo para fomentar as potencialidades dos participantes. Atividades como costura e carpintaria serão incentivadas. O projeto também propõe a criação de espaços intergeracionais para preservar tradições e promover encontros entre gerações.

O coordenador do polo da UMA na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Djanires Neto, fala da importância do momento. “Participar do grupo de professores e acadêmicos para prestigiar essa expansão da UMA é motivo de alegria e emoção. Estamos dando um grande passo rumo a novas descobertas e troca de experiências entre as realidades sul-mato-grossenses, tocantinenses e portuguesas”.

Congresso Internacional

A comitiva brasileira também participa do VIII Congresso Internacional sobre Envelhecimento – AGEINCONGRESS 2025, promovido pela Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), que teve início dia 19 e segue até dia 25 de maio.

Durante o congresso, a coordenadora Neila Osório e os pesquisadores Djanires Neto, Eduardo Ribeiro Sera e Wesquisley Vidal de Santana irão proferir a palestra UMA – Universidade da Maturidade da Amazônia e do Pantanal. Confira a programação completa do evento no link: https://2025.ageingcongress.com/programa-2025/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile