
A Cineasta Eva Pereira, foi uma das convidadas do painel que discutiu as possibilidades de produção internacional com o Brasil, representando a Conne – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste no Marché du Film, que aconteceu no Palais Stage, no último domingo, 18, em Cannes.
Na apresentação das regiões, Eva falou das potencialidades naturais e humanas, do crescimento da rede criativa, da biodiversidade dos cinco biomas presentes nas regiões e do crescimento em logística, técnica e infraestrutura. “Por muito tempo nossas regiões foram, de uma certa forma, invadidas por olhares externos, diziam contar nossas histórias, mas não queriam saber de nós, faziam isso sem nenhuma escuta, troca ou parceria. De cima para baixo mesmo. A Conne tem defendido e lutado para que esse cenário mude completamente, todas as nossas produtoras filiadas estão prontas para receberem coprodução e selar parcerias, só queremos andar juntos”.
Fundadora da Cunhã Porã Filmes, empresa contemplada na última chamada pública de Coprodução Internacional da Ancine, com um dos próximos longas de ficção da carteira de projetos da empresa, Eva Pereira se diz honrada em representar a Conne em um debate tão qualificado e importante.
É o terceiro ano da cineasta no festival de Cannes e a segunda vez que a tocantinense participa de painéis no Marché Du Film, evento de mercado do Festival de Cannes. Em 2024, Eva foi uma das painelistas sobre a presença feminina no audiovisual. Mas em 2025, sua presença no Festival foi ainda mais especial, com o Market Screening do seu filme “O Barulho da Noite”, no dia 14, no Marché e a celebração da parceria internacional para representação do filme, com a empresa Italiana Minerva Pictures, que também representa o filme “Agente Secreto” de Kleber Mendoça, na Itália.
“É muito honroso essa evolução da nossa participação em Cannes, especialmente porque agora conseguimos trazer uma equipe para os eventos de mercado. No primeiro ano, estive sozinha para conhecer, no segundo ano em painel e desta vez trouxe O Barulho da Noite’ para o Marché du Film e uma equipe incrível com essa proposta de internacionalização dos nossos projetos. Dentro deste propósito, temos muito a comemorar e voltaremos para nossas casas, como muita coisa boa em nossas bagagens, no sentido de projetos, parcerias e novos voos”, conclui a cineasta.