
Com grande participação de gestores e comunidade interessada no desenvolvimento da região turística das Serras Gerais, a 5ª edição do projeto Turismo na Estrada teve início nesta terça, 29, na Câmara Municipal de Paranã. Ao todo, 11 municípios se fizeram presentes por meio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores de turismo e técnicos, além de condutores de turismo e representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Sebrae Tocantins.
Na abertura oficial do evento, o secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, ressaltou a importância da adequação dos municípios aos sistemas de gestão, o que justifica a realização da Caravana, na qual várias ferramentas são apresentadas, entre elas o Mapa do Turismo, a Plataforma Integrada do Turismo (PIT), o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), as inventariações turísticas, as instâncias regionais de governança, entre outros.
“Para se estruturar um destino são necessários muitos ordenamentos”, pontuou o secretário, ao ressaltar este segmento econômico como importante ferramenta de desenvolvimento sustentável, geração de renda e preservação ambiental. “O governador Wanderlei Barbosa valoriza o turismo como uma das forças econômicas do estado, que movimenta 53 atividades diretas e indiretas. Quanto mais turistas atrairmos, maior a geração de postos de trabalho”, completou.
O prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, afirmou que o setor representa uma grande força no estado e defendeu a importância da profissionalização e do trabalho conjunto entre os municípios. “A troca de experiências é muito importante para podermos nos atualizar”, reforçou, concordando com o secretário de Turismo e Cultura do município, Sammuel Rodrigues Alves, que também preside o Fórum Regional e o Conselho Municipal de Turismo. Segundo ele, “turismo não se faz somente com uma cidade”, lembrando ainda que as Serras Gerais podem manter visitantes por vários dias, sendo essencial o desenvolvimento de parcerias.
O prefeito de Aurora do Tocantins pontuou a importância do turismo para o município que não tem indústria, mas é rico em atrativos naturais. “Turismo traz a sobrevivência, o emprego, a renda. É preciso fomentar e gerir o setor com responsabilidade”, revelou.
A prefeita de Novo Jardim, Súsley Cerqueira, explicou que o município, que abriga o maior fervedouro do estado: a Lagoa Bonita, está iniciando no turismo, mas seu propósito é colocá-lo no Mapa do Turismo. “Parabéns pelo trabalho que está sendo feito”, elogiou.
Outros municípios como o de Combinado, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins e Rio da Conceição também estão representados no evento.
Atividades
Com grande participação dos presentes, as apresentações técnicas abordaram os fundamentos, impactos e oportunidades para o desenvolvimento municipal e as ferramentas de gestão e divulgação à disposição das cidades com potencialidades turísticas.
A programação segue nesta quarta-feira, 30, e inclui visita técnica a um dos atrativos de Paranã.