Início Geral Comitê de Cultura no Tocantins informa sobre guia prático e vídeo tutorial...

Comitê de Cultura no Tocantins informa sobre guia prático e vídeo tutorial para adesão à Lei Aldir Blanc nos municípios

A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo facilitar o acesso aos recursos da política cultural em todo o país

0
O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Kaká Nogueira, reforça a importância da mobilização dos municípios. Foto: Divulgação

O Comitê de Cultura no Tocantins informa que já estão disponíveis o Guia Prático de Adesão e um vídeo tutorial para orientar estados, municípios e o Distrito Federal no processo de adesão ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo facilitar o acesso aos recursos da política cultural em todo o país. 

O material foi elaborado com linguagem acessível e reúne informações essenciais sobre os critérios atualizados para recebimento dos recursos, etapas da adesão, formas de repasse e aplicação dos valores. O guia detalha ainda o preenchimento do Plano de Ação – exigido nesta fase inicial – e o posterior Plano de Aplicação de Recursos (PAR). Além disso, apresenta respostas às dúvidas mais frequentes com exemplos práticos.

O vídeo tutorial, com duração de pouco mais de cinco minutos, apresenta um passo a passo ilustrado sobre como enviar o Plano de Ação por meio da plataforma Transferegov – requisito obrigatório para adesão à política. O prazo para envio do Plano de Ação pela plataforma Transferegov vai até o dia 26 de maio de 2025. Todos os entes federativos têm direito aos recursos da Lei Aldir Blanc. O Guia está disponível no link  https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/politica-nacional-aldir-blanc, ou na página oficial do Ministério da Cultura. 

Mobilização

O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Kaká Nogueira, reforça a importância da mobilização dos municípios. “É fundamental que os gestores públicos municipais estejam atentos e façam sua parte para garantir que os recursos cheguem até a ponta. A Aldir Blanc representa uma oportunidade concreta de fortalecimento das políticas culturais locais, especialmente em regiões onde o investimento ainda é escasso. O Comitê está à disposição para apoiar tecnicamente e incentivar essa adesão no Tocantins”. 

Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins. (Por Cinthia Abreu)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile