Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmas (CMP), nessa terça-feira, 1º, os vereadores usaram a tribuna para tratar de temas importantes para a sociedade palmense, como saúde pública, fibromialgia, políticas para o autismo, o lançamento da Agrotins e a solicitação para retirada de pauta do pedido de abertura de uma CPI, proposta pelo vereador Carlos Amastha para investigar possíveis irregularidades no transporte público da capital, cometidas na gestão passada.
Saúde pública em debate
O vereador Walter Vianna (PRD) apresentou um requerimento solicitando ao Executivo Municipal a reestruturação dos cargos da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta visa atualizar o quadro de profissionais para melhor atender às demandas da população, garantindo eficiência e qualidade nos serviços. O parlamentar também pediu um estudo aprofundado para revisão do plano de carreira dos servidores da área.
Fibromialgia: visibilidade e acolhimento
Em defesa dos direitos de pessoas com fibromialgia, a vereadora Marycats (Podemos) apresentou um projeto de lei que obriga à divulgação da Lei Estadual 3.610/2019, que garante atendimento prioritário a pacientes com a síndrome. A proposta determina que estabelecimentos de saúde, públicos e privados, incluam a informação em placas de atendimento diferenciado, de forma clara e visível, acompanhada do símbolo da fibromialgia. “Mais do que medicamentos, essas pessoas precisam de acolhimento, visibilidade e políticas públicas específicas”, destacou a parlamentar.
Agrotins 2025: impulso econômico para Palmas
Os vereadores Josmundo (PL) e Tiago Borges (PL) celebraram o lançamento da Agrotins 2025, ocorrido na segunda-feira, 31, no Palácio Araguaia, com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A feira, que acontecerá entre 13 e 17 de maio, é considerada a maior do Norte do Brasil e deve movimentar a economia da capital. Josmundo também elogiou o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) pelas obras de manutenção na avenida que dá acesso ao Aeroporto e ao Aureny I.
Autismo: políticas públicas e conscientização
O Pastor Manoel Bomfim (Podemos) destacou o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, e reforçou a necessidade de políticas públicas que garantam atendimento qualificado e acessível às famílias. “É uma causa de extrema importância para milhares de pessoas. Precisamos de ações concretas do Poder Executivo”, afirmou.
CPI do Transporte Público
O vereador Carlos Amastha (PSB) informou que, atendendo a um pedido do Executivo, retirou a solicitação de abertura de uma CPI para investigar o transporte público municipal. “A decisão foi tomada para preservar o diálogo com o Executivo, mas a população precisa de respostas sobre os problemas crônicos no transporte”, explicou Amastha.
Entretanto, o vereador afirmou que a retirada da proposta de CPI, não significa que as irregularidades cometidas pela gestão passada em relação ao tema sejam paralisadas, pois, irá acionar os órgãos de controle para que sejam apuradas com rigor e imputadas as devidas responsabilidades.