Início Geral Sindjor e Fenaj divulgam nota conjunta em defesa da liberdade de imprensa...

Sindjor e Fenaj divulgam nota conjunta em defesa da liberdade de imprensa no Tocantins 

As entidades manifestam solidariedade ao jornalista Cléber Toledo, que afirma estar sofrendo intimidações e ameaças

0

Na nota, as entidades afirmam que não aceitam qualquer tentativa de intimidação contra a imprensa tocantinense. “O jornalismo livre e independente não recuará”. Confira a íntegra da nota.

NOTA PÚBLICA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) e a Federação Nacional do Jornalista (FENAJ) vêm a público manifestar sua solidariedade ao jornalista Cléber Toledo, pelo ataque vil e pelas intimidações sofridas pelo jornalista Cleber Toledo no exercício de sua profissão, pelo tom da ameaça, de autoria de quem não respeita o Estado Democrático de Direito e a Liberdade de Expressão, pilares sagrados de uma nação livre. A entidade expressa seu repúdio à essa escalada de violência que atingiu um nível sem precedentes, comprometendo sua liberdade de atuação, sua segurança e a integridade de sua família.

É inaceitável que um profissional da imprensa precise restringir sua rotina e a de seus familiares devido a perseguições e ameaças. Ao intimidar um jornalista no exercício da sua profissão toda uma categoria está igualmente exposta. O Sindjor-TO tem um compromisso inalienável com a defesa da liberdade de imprensa e do jornalismo independente, e assim procede por meio dessa nota pública.

Exigimos que as autoridades de segurança pública tomem providências imediatas para garantir a segurança do jornalista e de sua família, assim como a de todos os profissionais de imprensa que atuam no Tocantins.

Conclamamos ainda que as instâncias defensoras dos diretos difusos, das prerrogativas cidadãs tomem providências para assegurar o livre exercício da imprensa.

O Sindjor prima que a relação entre sociedade e imprensa seja sempre respeitosa e não de distanciamento e animosidade, devendo prevalecer a independência entre os entes envolvidos.

O Sindjor-TO também conclama as demais entidades de defesa da imprensa a se somarem nesta denúncia e cobrarem medidas eficazes contra este grave atentado à liberdade de expressão.

Não aceitaremos qualquer tentativa de intimidação contra a imprensa tocantinense. O jornalismo livre e independente não recuará.

Palmas, 29 de março de 2025.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile