Início Geral Lettícia Japiassú leva oficinas de arte e personalização às escolas públicas de...

Lettícia Japiassú leva oficinas de arte e personalização às escolas públicas de Gurupi

O projeto propõe a realização de oficinas de arte e personalização, mensalmente, ao longo de 12 meses

0
Lettícia Japiassú é atriz, artista de Lettering e produtora. Foto: Divulgação

Especialista na arte de Lettering, a artista gurupiense Lettícia Japiassú, realiza nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro na Escola Municipal Antonio Lino de Sousa, em Gurupi a primeira etapa do projeto denominado de Ateliê Art Japiassú. Lettering é a arte de desenhar letras de forma estilizada, criando composições tipográficas decorativas. É uma técnica que pode ser manual ou digital. O horário das oficinas será de 8h30 às 11h30 e finaliza à tarde, das 13h30 a 15h30

O projeto propõe a realização de oficinas de arte e personalização, mensalmente, ao longo de 12 meses, destinadas a alunos de escolas públicas em Gurupi e a comunidade em geral, de forma gratuita. 

A artista explica que as oficinas abordarão práticas de pintura, lettering e personalização de peças que são trabalhadas em processos criativos no Ateliê Art Japiassú, como porcelanas, vidro, papel, madeira e algodão cru, valorizando o artesanal feito à mão. 

Cada oficina culminará em uma exposição dos trabalhos realizados pelos próprios alunos no local, promovendo a interação entre os participantes e a comunidade. 

Arteterapia

O projeto nasce de uma experiência da artista Lettícia Japiassú com a arteterapia e do seu ateliê físico, que se tornou um ambiente criativo e terapêutico em suas expressões artísticas e trabalhos de personalização em peças, sendo hoje o seu principal nicho de trabalho. 

Compartilhamento

A fim de compartilhar os benefícios das práticas artísticas, em especial, com os jovens, a artista busca levar o ateliê à comunidade em forma de oficinas criativas dos trabalhos que já realiza, criando um espaço acolhedor e que proporcione a auto expressão e criatividade entre os participantes.

Lettícia destaca que as atividades vão desde a criação coletiva e a produção pessoal, de forma, também, a fomentar meios de empreender em uma economia criativa que a arte pode possibilitar, tornando-se, assim, uma ferramenta poderosa de transformação social e que deve ser acessível a todos.

Depois da Escola Municipal Antonio Lino de Sousa, o projeto será colocado em prática em outras unidades escolares. As turmas serão previamente organizadas para um espaço de produção, de forma inclusiva para atender todos os públicos. Os locais de cada oficina serão compartilhados pela rede social da artista no Instagram @art.japiassu. 

Credenciais da artista

Lettícia Japiassú é atriz, artista de Lettering e produtora. Formada em Licenciatura em Artes Cênicas e pós-graduada em Arte Educação pelo Instituto Federal do Tocantins(IFTO), em Gurupi. Atualmente é integrante do Grupo Motirõ de Teatro, onde atua desde 2017, ano em que também iniciou as atividades artísticas. Trabalha como artista de Lettering em seu ateliê Art Japiassú; atua em trabalhos extras como fotógrafa e, como hobby, tem um clube de leitura, denominado de “Clube do Kindle”.

Apoio institucional

O projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. Produção Ateliê Art Japiassú e parceria AGA (Associação Gurupiense de Artesãos). (Por Zacarias Martins)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile