Início Cidades Josi Nunes inova e lança programa para combater o assédio moral e...

Josi Nunes inova e lança programa para combater o assédio moral e sexual no serviço público

Gestão de Josi Nunes promove iniciativas que têm gerado resultados positivos e servido de exemplo para outras prefeituras

0
Josi Nunes: "Queremos um ambiente de acolhimento e justiça". Foto: Ascom

Líder da terceira maior cidade do Tocantins, Josi Nunes, prefeita de Gurupi, assume mais uma vez o protagonismo de iniciativas que marcam a história da cidade. Desta vez, por meio do Programa Assédio Zero, volta seu olhar zeloso às servidoras públicas municipais para conscientizar e combater o assédio moral e sexual contra as mulheres.

Desde o início de sua trajetória profissional e política, Josi Nunes ocupou espaços predominantemente masculinos e, com essa experiência, conhece a importância de criar ambientes profissionais seguros e respeitosos para as mulheres. “Garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso é mais do que uma obrigação, é um compromisso com a dignidade de nossas servidoras. Queremos um ambiente de acolhimento e justiça. O Programa Assédio Zero é uma resposta firme contra qualquer forma de violência”, afirmou Josi Nunes.

A gestão de Josi Nunes mantém um compromisso constante com as mulheres, promovendo iniciativas que têm gerado resultados positivos e servido de exemplo para outras prefeituras. Entre essas ações, destacam-se: 

Cartão Acolhe: auxílio financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Programa Escritura Gurupi: entrega de escrituras de imóveis, com prioridade para mulheres, garantindo segurança patrimonial e autonomia.

Entrega de Kits Natalidade: apoio às mães com itens essenciais, como banheira, roupas, mamadeira, chupeta, lenços umedecidos, cueiro, fraldas, sabonete, óleo suave e loção.

Sala Lilás: espaço de acolhimento e apoio para mulheres vítimas de violência, oferecendo suporte humanizado para superar momentos traumáticos.

Centro de Integração e Promoção Humana: cursos gratuitos de qualificação profissional, com foco em áreas como o mercado da beleza, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Clínica da Mulher: uma clínica voltada para atendimento médico e exames exclusivos a mulheres e que agora está sendo ampliada para maior conforto e mais serviços.

Também está em andamento a implantação da Casa da Mulher Tocantinense no município. Este espaço oferecerá suporte às mulheres vítimas de violência, incluindo acolhimento, esclarecimentos e capacitações.

Canais de denúncia

O Programa Assédio Zero é um marco para a proteção e valorização das mulheres no serviço público de Gurupi. A iniciativa inclui uma série de ações para promover um ambiente profissional mais seguro e digno.

Além do Disque 180, serviço nacional da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, a Prefeitura de Gurupi disponibilizou canais próprios para o recebimento de denúncias:

 Ouvidoria Municipal: (63) 3301-4380

 Plataforma Fala.BR: falabr.cgu.gov.br/web/TO/Gurupi

“Também determinei a realização de palestras educativas, campanhas informativas e treinamentos para identificar e prevenir condutas abusivas. O conhecimento é a principal ferramenta para combater o assédio e garantir que nossas servidoras estejam preparadas para reconhecer e denunciar qualquer violação”, acrescentou a prefeita.

Acolhimento

Além de acolher e investigar individualmente cada denúncia, a Prefeitura garantirá atendimento especializado e suporte psicológico às vítimas. “Nossa prioridade é cuidar das mulheres que dedicam seu trabalho à cidade. Por isso, além de ouvir, vamos oferecer suporte humanizado, com acompanhamento psicológico e orientação jurídica, sempre com respeito e sigilo”, reforçou Josi Nunes.

Assédio moral e sexual

O assédio moral é caracterizado por condutas abusivas, humilhações, ameaças e constrangimentos que afetam a dignidade e a saúde mental da vítima. Já o assédio sexual, é caracterizado por investidas indesejadas de cunho sexual, insinuações, comentários impróprios ou qualquer comportamento que cause desconforto ou intimidação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile