Início Saúde Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre...

Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV

0

‘Carta para Além dos Muros’ será apresentado na próxima quarta-feira, 11, às 19h30, na Fundação Cultural de Palmas

A fim de chamar a atenção da população para o HIV/Aids, a debater o tema e ressaltar as ações de prevenção da doença, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP), fará a exibição do documentário ‘Carta para Além dos Muros’, durante o Cine HIV: prevenção e debate, na próxima quarta-feira, 11, às 19h30, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Os ingressos estão disponíveis no Cine Cultura Palmas no valor de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

A obra tem a direção de André Canto e mostra toda a cronologia da epidemia de HIV no país com relatos de médicos especialistas, pacientes e ativistas de diversas gerações. Toda a narrativa é inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu, que deu nome ao filme. O longa-metragem tem duração de 92 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir dos 12 anos de idade. Após a sessão, terá um debate sobre o impacto da doença na sociedade e a assistência garantida na rede municipal de saúde.

A enfermeira e coordenadora das doenças infectocontagiosas da Semus, Carolina Freitas, destaca a importância de abordar o tema que já causou muitos óbitos e que continua com um número alto de casos no país. “Entender a cronologia, os fatos já vivenciados, as lutas, discriminação, formas de transmissão, mitos e verdades sobre a doença, tudo isso reforça a necessidade de continuarmos na luta e aprimorar nossas práticas com o que há de mais atual, seguro e eficaz para o enfrentamento do HIV”.

Dezembro vermelho

Neste mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Semus intenficará as atividades, a realização de testagem rápida nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e educação em saúde para informar a população sobre a doença, sintomas, transmissão, como se prevenir e quais locais buscar assistência, em Palmas.

Além disso, na última segunda-feira, 2, foi realizado o II Seminário de Enfrentamento ao HIV/Aids para profissionais da saúde com palestras e oficinas de debates para discussão de temáticas como diagnóstico de pessoas assintomáticas e sindrômicas, ética no cuidado, prevenção combinada, aconselhamento, redução do estigma, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile