Início Cidades Livro destaca a produção literária dos pequenos poetas de Natividade

Livro destaca a produção literária dos pequenos poetas de Natividade

Evento de lançamento da 3ª edição do livro “Pequenos Poetas”, será realizado nesta sexta, 29

0
Foto: Divulgação

A Escola Municipal Archcelina Pacini Vieira, localizada na histórica cidade de Natividade, promoverá, na sexta-feira, dia 29 de novembro de 2024, às 19h, o lançamento da 3ª edição do livro “Pequenos Poetas”, fruto do projeto “Natividade: Nossa Cultura em Versos”, idealizado pela professora Cássia Tavares de Albuquerque. 

A professora ressalta que a ação envolve, em uma jornada de aprendizado sobre o rico patrimônio cultural da cidade, crianças de 9 a 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental. 

A trajetória do projeto

Desde o início do ano letivo, os estudantes mergulharam na história, nos saberes e nas tradições de Natividade, a cidade mais antiga do Tocantins. 

“Explorando o patrimônio material e imaterial, as crianças desenvolveram um forte sentimento de pertencimento e transformaram suas vivências e aprendizados em belos versos poéticos, exaltando a identidade e os valores culturais locais”, explica a professora. 

Durante os três anos de existência, o projeto “Natividade: Nossa Cultura em Versos”, contribuiu em muitas ações relevantes para a cultura nativitana como o Dossiê de Registro do Bem Cultural Ourivesaria de Natividade, e o Roteiro de Afetos Audiotour Patrimonial de Natividade, uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o IPHAN.

Patrimônio cultural

Os versos criados pelas crianças da escola foram incorporados aos áudios e catálogos do projeto, eternizando suas vozes e talentos na promoção do patrimônio cultural. 

O evento de lançamento promete ser uma celebração não apenas da criatividade infantil, mas, também, do compromisso da escola em fortalecer a educação patrimonial e a valorização da cultura local.

“O livro “Pequenos Poetas” é uma prova de que a cultura e a educação caminham juntas na construção de uma sociedade consciente e orgulhosa de suas raízes”, finalizou a professora. (Da Assessoria)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile