Início Palmas Justiça suspende eleição para diretores de escolas da rede municipal de Palmas

Justiça suspende eleição para diretores de escolas da rede municipal de Palmas

Mandado de Segurança foi impetrado pelo advogado Albano Amorim Silva de Oliveira

0
Edital que define regras do processo eleitoral foi publicado pela Semed no DOM - Foto: Secom/Palmas

O juiz Fabiano Gonçalves Marques, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas, acolheu os argumentos do advogado Albano Amorim Silva de Oliveira e, em decisão liminar expedida nessa sexta-feira, 15, determinou a suspensão do processo eleitoral para escolha de diretores das escolas municipais de Palmas. 

As regras para o processo eleitoral constam no edital publicado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no Diário Oficial de Palmas publicado na segunda-feira, 11. Conforme o edital, serão selecionados servidores efetivos integrantes do quadro do magistério conforme os critérios de competências técnico-profissionais. O mandato é de três anos, sendo admitida uma recondução. 

Para o advogado Albano Amorim Silva de Oliveira, o edital da Secretaria Municipal da Educação viola “a Meta 15.16 do Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei n° 2.238/2016, bem como o §1o do art. 32 c/c art. 49 da Lei no 3.057/2024, além de afrontar o princípio da isonomia previsto no art. 5o e o princípio da legalidade insculpido no art. 37”.

O juiz concorda com o advogado e disse na liminar que “se observa em uma análise preliminar a violação dos princípios da isonomia e da legalidade, uma vez que condicionar a impugnação do edital a período anterior a sua publicação denota grave prejuízo aos candidatos”. “Destarte, na hipótese dos autos, entendo que resta suficientemente demonstrada a relevância da fundamentação, de modo que, presentes os requisitos legais para a concessão da liminar”, conclui o magistrado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile