Início Geral Sons do Jalapão: Projeto da Associação Viva Música leva minicurso com ritmos...

Sons do Jalapão: Projeto da Associação Viva Música leva minicurso com ritmos tocantinenses e vivência vocal à comunidade quilombola Mumbuca

Na ocasião, serão ministradas oficinas de ritmos tocantinenses com o músico Marcio Bello e o maestro Bruno Barreto

0
O Projeto inclui oficinas, apresentações culturais, resgate de histórias e memórias - Foto: Divulgação

O projeto “Sons do Jalapão”, da Associação Viva Música realiza minicurso de práticas e difusão musical no Tocantins, na sexta-feira e sábado, 15 e 16, para crianças da comunidade quilombola Mumbuca e da cidade de Mateiros.  Na ocasião, serão ministradas oficinas de ritmos tocantinenses com o músico Marcio Bello e de vivência vocal com o presidente da Associação Viva Música e diretor-geral do Projeto, o maestro Bruno Barreto.

O maestro Bruno Barreto vai utilizar de cantigas populares da comunidade na aplicação do minicurso. Para isso, serão utilizadas as canções “Eu Moro no Jalapão”, de Arnon e Horlei Tavares, e Tradição do Jalapão, de Arnon, Maurício Ribeiro e Sirlene Matos. “Vou ministrar técnicas vocais para as crianças a partir das canções tradicionais da própria comunidade”, adianta o maestro.

Conhecido por seu profundo conhecimento e habilidade em percussão tradicional através do projeto Tambores do Tocantins, o músico Marcio Bello irá compartilhar técnicas e histórias que refletem a essência da música tradicional e popular, descobertas sobre a tradição da música artesanal e a fabricação de instrumentos musicais.

Expansão

De acordo com Bruno Barreto, o objetivo é de fortalecer e expandir as atividades culturais no Tocantins. “Levar o músico Marcio Bello, que é um artista referendado na música tradicional, só vem a fortalecer ainda mais esse projeto, por meio de práticas e difusão musical aplicadas por ele em intercâmbio de conhecimentos com os participantes. Queremos que as pessoas se apropriem dessas práticas e que a cultura tocantinense se fortaleça através das futuras gerações”, avalia.

Além das oficinas, o “Sons do Jalapão” criou espaços de conscientização e formação para artistas, agentes culturais e a comunidade em geral. A meta é capacitar esses grupos para se tornarem multiplicadores de conhecimentos e expressões culturais do Estado, garantindo a continuidade e a renovação das tradições tocantinenses. “O Sons do Jalapão é um movimento de resistência cultural e de celebração das nossas raízes. Queremos oferecer às comunidades a oportunidade de se reconectar com suas tradições e de expressá-las de maneira vibrante e contemporânea”, conclui Barreto.

O Projeto inclui oficinas, apresentações culturais, resgate de histórias e memórias, que se iniciaram no mês de agosto de finalizam no mês de dezembro com mostra musical apresentada pelos alunos do Projeto.

Projeto

O “Sons do Jalapão: Práticas e Difusão Musical no Tocantins” é uma iniciativa cultural que visa a promoção da diversidade cultural e o fortalecimento das tradições musicais no Estado do Tocantins. Com foco em oficinas e capacitação, o projeto busca capacitar artistas e agentes culturais, além de promover o engajamento das comunidades tradicionais do Jalapão.

A realização é da Associação Viva Viva Música e Governo Federal com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio da empresa Energisa e Ministério da Cultura. O projeto ainda conta com apoio da Prefeitura Municipal de Mateiros e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ficha Técnica

Direção artística e musical: Bruno Barreto

Coordenação administrativa: Maxley Morato

Produção executiva: Eduardo Andrade

Coordenação geral: Fábio Bruniel

Coordenadora de Comunicação: Cinthia Abreu

Filmmaker: Rafael Motta

Intérprete de Libras: Luan Crispim

Produção Local: Ândria Parente

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile