O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira, 14, o acórdão do julgamento sobre as chamadas sobras eleitorais, concluído em março deste ano. Agora, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, deverá comunicar aos Tribunais Regionais (TREs) para retotalizarem os votos obtidos na eleição de 2022 para deputados federais e proclamarem o novo resultado. Em seguida, a Câmara dos Deputados marcará a posse da nova bancada.
Com a decisão, Tiago Dimas (Podemos) voltará à Câmara Federal na vaga do deputado Lázaro Botelho (Progressistas). Em 2022, o parlamentar foi eleito com 13.688 votos devido ao Progressistas ter cumprido cláusulas de desempenho. Agora com o entendimento de que todas as siglas podem participar da última fase de distribuição das sobras, Tiago Dimas, que obteve 42.970 votos, assumirá a cadeira ocupada hoje por Botelho.
Além do Tocantins, a decisão altera as bancadas dos seguintes estados:
No Distrito Federal, sai Gilvan Máximo (Republicanos-DF), entra Rodrigo Rollemberg (PSB-DF);
No Amapá, quatro parlamentares perderão seus mandatos: Dr. Púpio (MDB), Goreth Sousa (PDT), Sílvia Waiãpi (PL) e Sonize Barbosa (PL). Em seus lugares, deverão assumir Professora Marcivânia (PCdoB), Paulo Lemos (PSOL), Aline Gurgel (Republicanos) e André Abdon (PP).
De Rondônia, sai Lebrão (União Brasil-RO), entra Rafael Bento (Podemos-RO).