Durante a solenidade, foi firmado um Protocolo de Intenções com o Banco da Amazônia para ampliar o acesso dos produtores a linhas de financiamento rural
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou, na manhã desta terça-feira, 10, a importância de fortalecer a agricultura familiar durante a inauguração da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar de Palmas, realizada na Feira da 304 Sul.
Em discurso a produtores, autoridades e feirantes, o prefeito afirmou que a nova estrutura vai garantir melhores condições para a comercialização dos produtos e ampliar a oferta de alimentos produzidos no campo para a população da capital.
Eduardo ressaltou que a iniciativa será reforçada por políticas públicas já em andamento, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) através da compra direta, que está em implantação por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O programa prevê a aquisição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares para posterior doação a entidades beneficentes.
Durante a solenidade, também foi firmado um Protocolo de Intenções com o Banco da Amazônia (BASA) para ampliar o acesso dos produtores a linhas de financiamento rural. O acordo prevê a oferta de programas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o FNO Rural (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte), entre outras modalidades de crédito voltadas ao fortalecimento da produção no campo. Este é o primeiro protocolo desse tipo firmado pelo banco com um município.
Durante a solenidade, o prefeito também destacou a articulação da senadora Dorinha Seabra Rezende e do senador Eduardo Gomes para a entrega de maquinário destinado aos pequenos produtores de Palmas.
“Quero agradecer a parceria da senadora Dorinha e do senador Eduardo Gomes, que viabilizou esses equipamentos importantes para os pequenos produtores. Um trator com grade e quatro mini tratores que vão ajudar muito no trabalho no campo, fortalecendo quem produz e garantindo mais condições para que a agricultura familiar continue crescendo em Palmas”, afirmou.
O prefeito também citou investimentos que devem ampliar a produção rural, como a implantação de 430 poços artesianos em comunidades do município, viabilizados por meio de emendas do senador Irajá Abreu.
Segundo ele, a nova estrutura integra um conjunto de ações voltadas à segurança alimentar e ao desenvolvimento rural. “Aqui está a prova de que não é apenas discurso. É prática. A agricultura familiar está funcionando de verdade, com estrutura montada para receber a produção e garantir que esses alimentos cheguem às nossas escolas e à mesa da população”, afirmou.

