O governador em exercício, Laurez Moreira, nomeou o empresário Fabiano Roberto Matos do Vale Filho, conhecido como Fabiano do Vale, para o comando da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025.
A nomeação foi feita “no exercício das atribuições da Chefia do Poder Executivo, consoante o disposto no art. 40, inciso XI, da Constituição do Estado”, conforme o ato assinado no Palácio Araguaia. O documento também é subscrito pela secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Sousa Coelho Aguiar.
Perfil
Fabiano do Vale é presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) e uma das lideranças empresariais mais influentes do Estado. Ele já presidiu a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e atua em diversos setores do comércio e serviços.
A indicação ocorre após Fabiano confirmar aos sites de notícia que aceitou o convite de Laurez para integrar o primeiro escalão.
A Secretaria de Parcerias e Investimentos é responsável pela articulação de projetos estratégicos, captação de recursos, estruturação de PPPs e desenvolvimento de iniciativas voltadas ao crescimento econômico do Tocantins.

