
A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), participa neste sábado, 14, da 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, com uma tenda no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho dedicada à oferta de serviços e ações educativas em saúde. A iniciativa ocorre das 14 às 17 horas e integra a programação da 20ª Semana da Diversidade e Inclusão Social do Tocantins.
No local, o público terá acesso gratuito ao kit prevenção, com preservativos internos e externos, lubrificantes íntimos e autotestes de HIV. A equipe também oferecerá orientações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação, controle do tabagismo e informações sobre o funcionamento do Ambulatório Trans, serviço especializado da rede municipal.
Segundo a enfermeira da Semus, Carolina Freitas, essa participação da saúde no evento fortalece o vínculo com a população LGBTQIAPN+ e amplia o acesso a informações e cuidados de saúde. “A ação tem caráter educativo, preventivo e inclusivo. E a participação da saúde nesse espaço é estratégica para levar informações com linguagem acessível, acolher e ampliar o acesso a serviços que ajudam a proteger vidas. A gente sabe que, para muitas pessoas, a Parada é um dos poucos ambientes onde se sentem seguras para serem quem são. Por isso, é importante estarmos presentes de forma respeitosa, inclusiva e comprometida com os direitos humanos”, destaca a enfermeira Carolina Freitas, da Semus.
Parada
A Semana da Diversidade ocorre entre os dias 11 e 15 de junho com o tema “As Precursorxs do Tocantins”, uma homenagem a quem abriu caminhos na luta por direitos no Estado. A programação inclui audiências públicas, reuniões políticas, atividades culturais, esportivas e de mobilização social.
A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Palmas é organizada pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense em parceria com a Prefeitura de Palmas, e tem como objetivo fomentar debates sobre saúde, empregabilidade e cidadania.