A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) possui Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATTs) que ajudam pessoas interessadas a parar de fumar. Para isso, são realizadas sessões com abordagem cognitiva-comportamental, palestras, orientações, acompanhamento com equipe multidisciplinar e oferta de tratamento medicamentoso, caso necessário, para cessação do desejo de nicotina.
Para ingressar nos grupos, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para ser observada a categoria de risco do usuário e, posteriormente, uma avaliação inicial. A farmacêutica responsável pelo tabagismo na rede municipal, Deborah Ferreira Marinho, reforça a eficácia dos Gatts em pessoas que têm interesse próprio em parar de fumar.
“Durante a avaliação inicial o nível de motivação é avaliado, dentre eles o interesse real da pessoa em parar de fumar. Se é por vontade própria, insistência da família ou orientações médicas. Participar ‘obrigatoriamente’ não gera resultados e talvez piore o grau de consumo do paciente”, explica. Na avaliação também são tiradas dúvidas e é explicado ao paciente como vai acontecer todo o tratamento.
O músico Wesley Souza, 61, começou a fumar cigarro tradicional aos 24 anos. Ele conta que consumia uma média de 15 a 20 unidades e chegou a tentar parar de fumar sozinho umas duas vezes, mas não deu certo. Recentemente ele entrou para o Gatt da USF Prof. Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul) e está confiante com o processo. “Antes mesmo de aparecer complicações respiratórias, eu tinha vontade de parar porque não me sentia bem com o cheiro, do que ele me provocava na respiração, da falta de resistência para exercícios físicos. Agora a expectativa é outra”, relata.
Como funciona?
São realizadas sessões coletivas e individuais primeiramente semanais e posteriormente quinzenais. Os pacientes recebem assistência por uma equipe multidisciplinar completa composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas e psicólogos da unidade de saúde. Integram ainda os residentes dos programas de residência da Saúde da Família e Saúde Coletiva e farmacêuticos do Programa Palmas para Todos (PPT) da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp).
Gatts
Atualmente os Gatts acontecem nas USFs Prof. Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul), Rita Aparecida Abade (ASR-SE 75 – 712 Sul) e Novo Horizonte, localizada no Jardim Aureny IV.
Novos farmacêuticos estão sendo capacitados para abertura de mais grupos com previsão para o segundo semestre. Para isso, os interessados já podem procurar sua unidade de referência para serem avaliados e indicados para o Gatt mais próximo.