
Com o tema ‘Proteger o encantamento das crianças’, a edição de 2025 do projeto Palmas para o Brincar promove uma semana inteira de ações alusivas ao direito de brincar. Com envolvimento dos pais e da comunidade escolar, são promovidas palestras por convidados, sempre em torno do direito de brincar, e atividades lúdicas que buscam promover a interação entre as crianças e delas com o ambiente que estão inseridas.
As atividades iniciaram nesta segunda-feira, 26, nas 42 unidades da rede municipal de ensino, entre CMEIs e escolas que promovem a Educação Infantil. O fechamento acontece no sábado, 31, no Parque Cesamar, a partir das 16 horas, quando os familiares poderão prestigiar as apresentações dos pequenos estudantes e participar das brincadeiras.
A diretora de Educação Infantil, Francielda Paulino, considera que a Semana Mundial do Brincar é um convite para todas as pessoas reencantarem seu olhar sobre a infância, em uma reafirmação de que as crianças têm direito a sonhar e crescer em seu próprio tempo. “Para isso, é preciso agir com profundo respeito e valorização a esta importantíssima fase da vida, garantindo que as crianças possam existir no mundo com potência, preservando sua essência com plenitude e dignidade. Acreditamos que é um compromisso de todos, por isso encorajamos o engajamento nessa importante pauta do direito do brincar”, disse.
Entenda
O projeto de lei “Palmas para o Brincar” foi instituído pela Lei Municipal nº 3.123/24, que estabelece a Semana Municipal do Brincar entre os dias 20 e 27 de maio. O Dia Internacional do Brincar é comemorado em 28 de maio. O objetivo é reconhecer a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.