- Publicidade -
spot_img
InícioGeralUMA participa de Congresso Internacional sobre Envelhecimento Ativo em Portugal

UMA participa de Congresso Internacional sobre Envelhecimento Ativo em Portugal

Evento, realizado em Penafiel, reúne especialistas para debater desafios e inovações em um mundo em transformação

Pesquisadores, acadêmicos e a coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Neila Osório, estão participando do Congresso Internacional sobre Envelhecimento – AGEINCONGRESS 2025. O evento acontece em Penafiel, Portugal, desde o dia 19 e segue até este domingo, 25, com o tema “Desafios e Inovação em um Mundo em Transformação”.

Promovido pela Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), o congresso reúne especialistas de diversas partes do mundo para discutir questões relacionadas ao envelhecimento ativo, políticas públicas e inovações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

A coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, fala da importância da participação no evento. “Participar deste congresso é fundamental para darmos visibilidade internacional às nossas pesquisas, fortalecer a troca de saberes entre Brasil e Portugal e fortalecer ainda mais a parceria com a Anges, que acontece desde 2023”.

Além de participar da sessão solene de abertura do congresso, a coordenadora e os pesquisadores Djanires Neto, Eduardo Ribeiro Sera e Wesquisley Vidal de Santana proferiram a palestra “UMA – Universidade da Maturidade da Amazônia e do Pantanal”, onde apresentaram pesquisas desenvolvidas nos polos da UMA nos estados do Tocantins e do Mato Grosso do Sul.

Apresentação de trabalhos

Durante o congresso, os pesquisadores brasileiros também apresentaram pesquisas científicas realizadas com acadêmicos da UMA. Confira:

  • Neila Osório – A primeira Universidade da Maturidade Indígena do Mundo: uma iniciativa inovadora na Amazônia
  • Eduardo Ribeiro Sera – Saúde bucal e envelhecimento ativo: práticas educativas na comunidade Xerente em Tocantínia – Tocantins
  • Marlon Brito – Itinerários de benzer, rezar e curar: tecnologias intergeracionais da Universidade da Maturidade na promoção da cidadania e do bem-estar para pessoas idosas
  • Núbia Oliveira – Brincadeiras na Universidade da Maturidade: tecnologias educacionais intergeracionais de construção de conhecimento na educação infantil
- Publicidade -spot_img
Não perca
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui