Início Geral Fundação Cultural abre exposição ‘Natureza Urbana, Palmas Cidade em cores’, no Espaço...

Fundação Cultural abre exposição ‘Natureza Urbana, Palmas Cidade em cores’, no Espaço +Cultura

Obras da artista Maria do Rosário Madureira Leite estarão expostas até dia 30 de junho e celebram os 36 anos de Palmas

0
Abertura da exposição Natureza Urbana, Palmas Cidade em cores, da artista Madu (centro) – Foto: Regiane Rocha

Nessa sexta-feira, 23, no Espaço +Cultura localizado na Arse 131 (1304 Sul), estreou a exposição de artes promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), ‘Natureza Urbana, Palmas Cidade em cores’, da artista Maria do Rosário Madureira Leite, conhecida como Madu. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 30 de junho, das 8 às 18 horas. 

Na exposição, é possível ver as 25 obras da Madu fixadas nas paredes dos principais corredores do Espaço +Cultura, esculturas e telhas pintadas no hall de entrada. São pinturas que retratam um pouco da fauna e flora do Tocantins, com muitas araras, cajus e céus azuis, além da realidade histórica da mulher tocantinense representada pelas quebradeiras de côco.

Exposição de Artes Visuais “Natureza Urbana, Palmas Cidade em Cores no Espaço +Cultura.
Foto: Regiane Rocha

O tipo de pintura da artista é a naif, caracterizada pela liberdade criativa e originalidade. As tintas utilizadas também variam entre acrílica e a óleo, “com detalhes que não se repetem para que as peças sejam únicas”, disse o professor Ronan Gonçalves. Já as esculturas, são feitas com materiais reciclados como garrafas PET e papel alumínio, entre outros.

A artista iniciou os estudos de pintura em tela no Espaço +Cultura em 2016, após se aposentar, e diz que com a ajuda de Ronan começou a se interessar pela história das quebradeiras de coco e, então, passou a pintá-la em suas telas. Atualmente, são seus trabalhos preferidos.

Para a presidente da FCP, Luara Aquino, a exposição de obras de arte é uma ferramenta de transformação para as pessoas.

“Cada momento que nós levamos às pessoas o talento criativo de quem já passou pelos nossos cursos, estamos dizendo venham, porque aqui nós podemos contribuir com a sociedade no acesso à arte e cultura”, afirmou.

Ao final, Madu assinou e entregou às mãos da presidente da Fundação Cultural a obra ‘Babaçu: a força da mulher tocantinense’ para que fique exposta de forma permanente no local.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile