
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar no município, representantes da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) estiveram reunidos para debater sobre o tema. Entre os resultados da reunião, realizada na última sexta-feira, 16, na Semas, está a proposta de inserir o Plano de Segurança Alimentar do município de Palmas no Plano Plurianual (PPA).
Representando a secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, o secretário executivo da pasta, Amilson Rodrigues, ressaltou: “estamos trabalhando para efetivar programas para garantir a segurança alimentar da população em vulnerabilidade social, aliados com outras estruturas da gestão municipal, para que possamos ir além de projetos emergenciais”.
O gerente de segurança alimentar da Semas, Felipe Coelho, destacou a importância da colaboração do Ministério Público do Tocantins. “Vamos elaborar o Plano de Segurança Alimentar alinhado com o PPA do município”, pontuou.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Eloise Shott, “Palmas está em uma perspectiva de evoluir nas políticas de segurança alimentar e nutricional e, neste contexto, o Comsea tem papel fundamental”.
Parceria
O promotor de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, observou a importância desse trabalho conjunto na implementação de ações estratégicas que garantam o acesso a alimentos adequados e saudáveis para a população. “O desejo do Ministério Público, em parceria com a sociedade civil, o município de Palmas e o Comsea, é a formulação de políticas públicas para garantir o acesso das pessoas de baixa renda a uma alimentação saudável e o combate à fome no município de Palmas”.