Em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 7 e 9 de maio, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado), executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi reconhecido com nota máxima. O conceito 5 foi recebido com muito entusiasmo pela comunidade acadêmica da Unitins; a avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, corpo docente e gestão da instituição.
“É um curso que tem atendido a demanda do mercado de formar pessoas para a área de tecnologia, com polos em todo o estado. Conseguimos apresentar ao MEC os projetos, o ciclo formativo das disciplinas, gravações das videoaulas e todo o material produzido pela Unitins. Mostramos, principalmente, que o acadêmico está tendo uma aprendizagem que foi evidenciada em todos os indicadores do MEC. Agradeço a toda a equipe da Universidade envolvida direta e indiretamente nesse processo. Ficamos muito felizes em sermos consagrados com a melhor nota que representa a excelência na formação da Unitins”, comemora o reitor da Unitins, Augusto Rezende.
A coordenadora do curso, professora Stephany Moraes, destaca que é uma conquista que reflete o esforço diário de professores, tutores, estudantes e equipe técnica. “A nota 5 é um reconhecimento pelo trabalho coletivo. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem evoluído continuamente para garantir uma formação sólida e atualizada. Seguimos motivados a manter esse nível de qualidade no ensino ofertado e contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado”, reforça.
A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski, enfatiza que receber a nota máxima do MEC é o reconhecimento do compromisso da Unitins com a excelência acadêmica. “Esse conceito 5 reafirma que estamos no caminho certo na formação de profissionais qualificados e comprometidos socialmente. Parabéns a todos que contribuíram para esse marco tão importante na história do curso”, pontua.
“O resultado é fruto do esforço conjunto de toda a universidade para garantir a qualidade do que é ofertado. Portanto, essa nota máxima comprova que a Unitins oferece o melhor para os nossos acadêmicos”, salienta a diretora de Educação Tecnológica, Neila Oliveira.
A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), professora Arlenes Delabary Spada, agradeceu a todos que participaram dos processos de regulação, que são importantes para o alcance dos índices de qualidade exigidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “Mais uma vez, a Unitins demonstra a qualidade do seu trabalho ao país. Essa nota faz com que a nossa EaD [Educação a Distância] seja reconhecida para além do nosso estado”, evidenciou a diretora.
Esta é a segunda nota máxima em processo de reconhecimento dos cursos de graduação da Unitins.