Início Saúde Saúde de Palmas monitora circulação de vírus respiratórios e reforça importância da...

Saúde de Palmas monitora circulação de vírus respiratórios e reforça importância da vacinação

Apesar do crescimento esperado de casos, número ainda é menor se comparado ao mesmo período do ano passado

0
Número de casos gripais em Palmas neste ano é 12,38% menor comparado com mesmo período do ano passado – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), está atenta à circulação dos vírus respiratórios nas últimas semanas na Capital. Devido à sazonalidade, com o fim do período chuvoso, houve um crescimento esperado de casos gripais, especialmente de influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), com maior incidência em crianças e idosos. Apesar desse aumento, os números registrados ainda são menores que os do mesmo período do ano passado.

Em 2025, entre a 1ª e a 18ª semana epidemiológica (de 29 de dezembro de 2024 a 3 de maio de 2025), foram registrados 375 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que representa uma redução de 12,38% em relação à mesma semana epidemiológica de 2024.

Em relação aos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de crianças entre 0 e 12 anos com sintomas gripais, o número também foi menor. Entre janeiro e maio de 2024, foram atendidos 6.033 pacientes com sinais de resfriados comuns, tosse, gripe, dor de garganta e Covid-19. No mesmo período deste ano, foram realizados 4.749 atendimentos do público infantil com as mesmas queixas.

Monitoramento

O monitoramento da situação epidemiológica na Capital é uma atividade contínua, realizada pela Vigilância em Saúde da Semus, e os boletins são divulgados semanalmente no site da Prefeitura de Palmas.

A coordenadora técnica de Doenças Imunopreveníveis da Semus, Fernanda Fernandes, explica que o monitoramento acontece desde antes da pandemia da covid-19 e serve para acompanhar e analisar os dados. “É por meio desse acompanhamento que conseguimos identificar surtos e agir de forma proativa e/ou preventiva para controlar problemas de saúde. Esses dados foram coletados de pacientes que procuraram as Unidades de Pronto Atendimento”, explicou.

Vacinação

A Semus reforça a importância da vacinação contra a gripe. Desde o dia 1º de setembro de 2024 até 5 de maio de 2025, apenas 56.241 pessoas foram vacinadas contra a influenza em Palmas.

O imunizante continua disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, até o dia 31 de julho. Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode receber a dose para garantir a proteção contra a gripe. Vale destacar que a vacina deve ser tomada anualmente, com as atualizações das cepas em circulação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile