Início Geral Grupo da Universidade da Maturidade é selecionado para o Festival Internacional de...

Grupo da Universidade da Maturidade é selecionado para o Festival Internacional de Dança de Joinville

Festival será realizado de 21 de julho a 2 de agosto, em Santa Catarina

0
Grupo de dança “Flores dos Ipês” no maior Festival de Dança do Mundo. Foto: Ascom/UMA

O grupo de dança “Flores dos Ipês”, da Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi selecionado para participar do 42° Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo. O resultado foi divulgado nessa terça-feira, 13, no site do evento (https://festivaldedancadejoinville.com.br/resultados-selecao/). 

No festival, que acontece entre os dias 21 de julho e 2 de agosto, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, Santa Catarina, o grupo apresentará a coreografia “Viva la Vida”, uma dança livre no estilo flamenco, que captura a essência da força e da sensualidade do homem e da mulher.

“Com movimentos marcantes e emocionantes, a coreografia reflete a energia vibrante e a paixão pela vida, que caracteriza os integrantes do grupo. Inspirada nos ritmos e nas tradições do flamenco, a apresentação traz uma narrativa visual que conecta o público à resiliência, à beleza e à essência da maturidade”, destacou a professora e coreógrafa do grupo, Roseany Calazans.

Roseany também falou da emoção em participar do maior festival de dança do mundo. “Estamos muito felizes. É uma conquista coletiva e que demonstra que não há barreiras físicas e de idade quando colocamos nossos sonhos em ação. Com certeza, faremos uma bela apresentação no festival e queremos muito voltar com a vitória”.

A emoção também é compartilhada pelos integrantes do grupo, como relata a acadêmica Aristeia Dias Rodrigues. “Ser selecionada para o maior festival de dança do mundo é uma alegria imensa. A gente só tem gratidão a Deus por essa oportunidade tão especial. Nunca imaginei, aos 64 anos, estar nesse lugar, me apresentando como dançarina em um festival desse porte. Para nós, da UMA, é uma conquista coletiva. A dança trouxe mais alegria, mais ânimo, bem-estar. É tudo de bom”.

Grupo de Dança Flores dos Ipês

O grupo existe desde 2022 e conta, atualmente, com 20 acadêmicos ensaiando toda semana para as apresentações culturais da universidade e de outras instituições, que frequentemente os solicitam para abertura de eventos. O objetivo é proporcionar uma atividade dinâmica e prazerosa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, sempre alinhado ao pedagógico e ao poder da dança como ferramenta de transformação social.

Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville foi criado em 1983 e é reconhecido como o Maior Festival de Dança do Mundo desde 2002 pelo Guinness World Records. É o maior intercâmbio de dança e atrai bailarinos do Brasil e do mundo para uma verdadeira imersão, que vai para além da Mostra Competitiva, com diversas opções de capacitação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile