Início Agronegócio Com pavilhão do Desenvolvimento, Governo do Tocantins impulsiona empreendedorismo e inovação na...

Com pavilhão do Desenvolvimento, Governo do Tocantins impulsiona empreendedorismo e inovação na Agrotins 25 anos

Espaço se consolida como vitrine para micro e pequenos negócios e startups, fortalecendo o ecossistema empresarial com oportunidades reais de crescimento

0
Pavilhão do Desenvolvimento impulsiona empreendedorismo e inovação na Agrotins 25 anos - Foto: Governo do Tocantins

A Agrotins 25 anos começa nesta terça-feira, 13, com uma programação voltada à inovação, à geração de negócios e ao fortalecimento do setor produtivo. Dentro da estrutura da feira, o Pavilhão do Desenvolvimento, coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), cumpre a missão de dar visibilidade aos pequenos negócios tocantinenses, além de conectar iniciativas de inovação, capacitação e articulação institucional.

A feira agropecuária, uma das maiores da região Norte, movimentou mais de R$ 4,2 bilhões em 2024, reunindo mais de 600 empresas e 230 mil visitantes. Com esse alcance, o evento representa uma grande oportunidade para empreendedores locais ampliarem suas redes e alcançarem novos públicos. 

“Esse é um espaço pensado para fortalecer os pequenos empreendedores, impulsionar negócios locais e estimular o ecossistema empresarial do Tocantins. A ação está dentro do segundo pilar do PICS [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços]”, explica o titular da Sics, Carlos Humberto Lima.

Estrutura acessível e ambiente de negócios

Selecionados via chamamento público, 38 empreendedores terão estandes de 6 m² com estrutura para exposição e vendas no Pavilhão. A taxa de participação, no valor simbólico de R$ 50, garante acesso viável para quem está começando ou busca expandir sua atuação. “Neste ano, inovamos ao incluir um espaço para startups, uma arena de conhecimento com palestras e encontros com especialistas, além do Empório Produtos da Terra. Tudo isso fortalece a experiência de quem visita e de quem participa”, completa o secretário.

Durante os cinco dias de programação, o Pavilhão do Desenvolvimento também funcionará como base para órgãos institucionais, como os gabinetes do governador e da Sics. Conheça os espaços do Pavilhão do Desenvolvimento:

Empório Produtos da Terra

Dedicado à valorização da agroindústria regional, o Empório reúne produtos como doces, farinhas, licores e itens da sociobiodiversidade local. A seleção priorizou critérios como protagonismo feminino, uso de frutos do Cerrado e origem na agricultura familiar. A ação integra o subprograma Produtos da Terra, vinculado ao PICS.

Espaço para Startups

Com foco em inovação, o Espaço para Startups realiza o Demoday, evento em que empreendedores apresentam suas soluções a investidores e especialistas. A iniciativa visa conectar ideias a oportunidades concretas de negócio. As startups vencedoras receberão smartphones de última geração, doados pela Receita Federal.

Arena do Conhecimento

Neste ambiente, o público participa de palestras com temas como compliance ambiental, mercado para produtos artesanais, crédito e empreendedorismo. As atividades ocorrem de 13 a 16 de maio, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas; e no dia 17 apenas pela manhã.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile