A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), maior feira agrotecnológica da Região Norte do Brasil, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, tem despertado o interesse de novas empresas do setor agroindustrial que visam expor seus produtos, contribuindo para o fortalecimento do setor agrícola do país. Com o tema AgroEvolução, a feira será realizada de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
Boom do Brasil
A gerente-geral da empresa Boom do Brasil, especializada em secadores e elevadores de grãos, Daurana Oliveira, destaca que, há dois anos, a maioria dos clientes da empresa está no Tocantins, embora sua sede seja em Formosa/GO. “Acreditando nesse potencial, vamos expor na Agrotins pela primeira vez, com a expectativa de que seja uma das melhores feiras para a nossa empresa. Já temos orçamentos em andamento e esperamos fechá-los durante o evento”, afirma.
A empresa atua com secadores portáteis a gás, de fácil instalação, autoportantes e modulares, atendendo tanto pequenos quanto grandes produtores. Por operar com fogo direto, o equipamento é econômico no consumo de gás e tem alta eficiência na secagem de grãos como soja, milho, feijão, trigo e arroz, retirando de 5 a 8 pontos de umidade por hora.
Classificadora
O sócio e proprietário da Zampronio Classificadores de Sementes, Josenei Zampronio, também expõe na Agrotins pela primeira vez. A empresa, sediada em Panambi, no Rio Grande do Sul, está em construção de uma nova sede em Palmas, Tocantins.
“Estamos participando da Agrotins pela primeira vez, acreditando que faremos ótimos negócios, alguns dos quais já estão definidos para a feira e para a região. Estamos levando o espiral rotativo e a mesa densimétrica, sistemas automatizados com baixo ruído, equipamentos mais compactos, de alta capacidade e automação na regulagem individual, por meio de inversores de frequência para o ajuste de descarte”, explica Josenei Zampronio.
A Zampronio, além de atender grandes sementeiras no Brasil, tem como foco o desenvolvimento de projetos destinados ao produtor rural, a fim de que ele possa produzir sua própria semente na fazenda, por meio das chamadas Mini-UBS.
Ademicon
O diretor da unidade Ademicon na região do Matopiba, Daniel Cabral, afirma que o Grupo JMC, especializado em crédito estruturado para aquisição de patrimônio no agronegócio, participou da Agrotins pela primeira vez em 2024 por meio de uma empresa parceira. “Este ano, estaremos com estande próprio. Participar da Agrotins 25 anos é essencial para fortalecer nossa marca e contribuir para o desenvolvimento econômico dos nossos clientes. A feira já está no nosso calendário anual”, destaca.
Infraestrutura ampliada
O diretor de agrotecnologia, tecnologias sociais e biodiversidade da Seagro, Fernando Garcia, destaca que a Agrotins, a cada edição, investe em melhorias para receber expositores e visitantes com mais qualidade e conforto. “Esse interesse de novas empresas em expor na Agrotins mostra a confiança no potencial da feira. Estamos investindo em infraestrutura com nova rede de energia, construção de um píer de 70 metros como alternativa de acesso pelo lago, asfaltamento de ruas e avenidas internas e melhorias no estacionamento e nos pátios”, explica.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.