Nos dias 05 e 06 de maio de 2025, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) realizam o 1º Seminário ATHIS e Patrimônio Cultural, com programação em Palmas e Porto Nacional. =
O evento, inédito no estado, reúne especialistas, arquitetos, urbanistas, estudantes, pesquisadores e sociedade civil para discutir a regularização de edificações tombadas por meio da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) — política pública prevista pela Lei Federal nº 11.888/2008, que assegura acesso gratuito à assistência técnica em arquitetura e urbanismo para famílias de baixa renda.
Com o tema ATHIS e Patrimônio Cultural: Regularização de Edificações Tombadas, o seminário integra o Projeto Canteiro Modelo do Tocantins e conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Prefeitura de Porto Nacional. A proposta é especialmente relevante em cidades como Natividade e Porto Nacional, tombados pelo Iphan em 1987 e 2008 respectivamente, e que enfrentam demandas urgentes de regularização.
Inscrições gratuitas e vagas limitadas:
Programação:
05/05 – Auditório da Reitoria da UFT, Palmas
07h30 – Credenciamento e apresentação artística (Diego Brito)
08h – Abertura institucional (CAU, Iphan, MPF e MPE)
09h – Palestra: O Papel do CAU na Preservação do Patrimônio Cultural
10h – Coffee break
11h – Sessão de discussão e troca de experiências
14h – Mesa-redonda: Experiências dos Canteiros Modelo de Conservação
15h30 – Coffee break
16h – Sessão de discussão e troca de experiências
06/05 – Centro Histórico de Porto Nacional
07h – Visita técnica ao patrimônio histórico com especialistas do Iphan e arquitetos locais
10h – Coffee break
14h – Palestra: Athis como Ferramenta de Inclusão Social e Preservação Cultural