Início Geral Governo do Estado lança nova versão do Mapa Cultural do Tocantins

Governo do Estado lança nova versão do Mapa Cultural do Tocantins

Plataforma reúne perfis de agentes, espaços, eventos e oportunidades culturais de todo o estado; versão antiga será tirada do ar no dia 30 de maio

0
Versão atualizada do sistema traz melhorias significativas - Foto: Secult/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou oficialmente nessa quarta-feira, 30, a nova versão do Mapa Cultural, plataforma digital atualizada que reúne perfis de agentes, coletivos, grupos tradicionais, espaços e eventos culturais de todo o estado. A ferramenta é importante para quem deseja conhecer, fortalecer ou se integrar ao cenário cultural tocantinense. A nova plataforma está disponível no link e, por se tratar de uma atualização, é necessário realizar um novo cadastro, mesmo para os usuários da versão antiga, que será desativada no dia 30 de maio.

Mais moderna e intuitiva, a ferramenta passou por uma reformulação visual e, agora, conta com novas funcionalidades. Além disso, será por meio desse novo site que agentes culturais garantirão a possibilidade de participação nos próximos editais lançados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secult.

“Com essa nova ferramenta, buscamos modernizar a política de fomento à cultura, tornando-a mais acessível, transparente e eficiente”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, que também reforça a necessidade de que os gestores municipais se engajem nessa ação e mobilizem os profissionais de suas localidades para fortalecer o mapeamento cultural em todo o estado.

O Mapa Cultural do Tocantins integra o sistema nacional Mapas Culturais, um software livre e colaborativo adotado por estados e municípios para gestão e mapeamento cultural. A nova versão foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A implantação do site no estado conta com suporte da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que atuou na transição do sistema e acompanha o funcionamento da plataforma. O presidente da ATI, Hiram Gomes, salienta que a iniciativa é um marco na democratização do acesso à cultura no estado. “O Mapa Cultural do Tocantins é mais do que uma plataforma digital, é uma ponte que conecta artistas, gestores e a população, fortalecendo a economia criativa e garantindo transparência nas políticas públicas. A ATI orgulha-se de contribuir com tecnologia para impulsionar a cultura tocantinense, tornando-a mais acessível e visível”, enfatiza.

Cadastro

Para se inscrever, o interessado deve realizar os seguintes passos:

1) Acessar o site mapadacultura.secult.to.gov.br;
2) Clicar em “Entrar” e, logo em seguida, em “Fazer Cadastro”;
3) Informar o e-mail e o CPF;
4) Criar uma senha segura e que você possa lembrar com facilidade;
5) Clicar em “Continuar”;
6) Informar o seu nome e uma minibiografia sobre você;
7) Adicionar suas áreas de atuação e clicar em “Criar Cadastro”;
8) Pronto. Agora, você já pode acessar o seu perfil.

Com o perfil criado, o usuário poderá adicionar fotos, vídeos, links úteis e todas as informações que achar pertinentes sobre o seu trabalho.

Mapas Culturais

O sistema Mapas Culturais é federado, sendo adotado por diversos estados e municípios brasileiros, com os objetivos de mapear, integrar e dar visibilidade à produção cultural de cada território. Além disso, é uma ferramenta de gestão que facilita a administração de editais, formação de acervos e preservação da memória cultural. Por meio do georreferenciamento, é possível identificar áreas com maior concentração de atividades culturais, lacunas e potencialidades, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile