Início Agronegócio Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões...

Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025

Com aumento de 16% em relação a 2024, o Tocantins se consolida como maior produtor da região Norte e o segundo das regiões Norte e Nordeste, conforme dados divulgados pela Conab

0
Com 5,4 milhões de toneladas colhidas, a soja lidera a produção de grãos no estado - Katriel Bernardes/Governo do Tocantins

O Tocantins fechará o ano batendo o recorde na produção de grãos com colheita de 8,9 milhões de toneladas na safra 2024/2025, o que representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior, quando o rendimento foi de 7,69 milhões de toneladas. Esse crescimento acompanha a tendência de uma safra histórica no Brasil, que deve alcançar 330,3 milhões de toneladas, um acréscimo de 32,6 milhões em comparação ao ciclo 2023/2024. Os dados são do 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado no dia 10 de abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que o aumento na produção representa um grande avanço para o estado e ressaltou os investimentos realizados no setor agrícola. “O crescimento de 16% na nossa produção de grãos demonstra o quanto a agricultura do Tocantins está se desenvolvendo. Estamos investindo em infraestrutura, tecnologia e no apoio ao produtor rural, e os dados confirmam que seguimos entre os maiores produtores do Brasil. Vamos continuar trabalhando para investir em ações que contribuam cada vez mais para o avanço da produção e o fortalecimento do agronegócio”, reforçou o chefe do Executivo.

À frente da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o secretário Jaime Café atribui o acréscimo do desempenho agrícola do Tocantins a diversos aspectos. “Esse aumento na produção está ligado a vários fatores, como a ampliação de áreas de pastagem que foram convertidas para a agricultura, além da adoção de tecnologias em áreas novas que entraram em 2024. Um exemplo é o uso de cobertura verde para melhorar o solo, que traz muito mais fertilidade e aumentou bastante a produtividade nas áreas que já existiam. As condições climáticas também influenciaram, com temperaturas, chuvas e sol na medida certa. Ainda teremos a colheita da safrinha de milho, que está se desenvolvendo bem e a soja de semente nas várzeas tropicais, que deverá ser colhida a partir do mês de agosto. Então, computando todas as produções, tivemos um aumento muito expressivo”, pontuou o titular da Seagro.

Produção de grãos no Tocantins

Os registros abrangem a produção de diversos grãos, com destaque para a soja, o milho, arroz, o sorgo, o feijão e o gergelim. A soja lidera o volume colhido no Tocantins, com 5,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,8% em relação ao ciclo anterior. Em seguida, estão o milho, com 2,3 milhões de toneladas e avanço de 13,6%; o arroz, com 779,2 milhões de toneladas, com variação de 3,4%; o sorgo, com 111,5 milhões de toneladas; e o feijão, com 73,13 milhões de toneladas e o gergelim com estabilidade em área e produção.

O desempenho positivo acompanha o cenário nacional, que está com as colheitas de primeira safra de soja em fase adiantada e caminha para alcançar o maior volume já colhido no país. Para esta temporada, a Companhia estipula uma produção nacional de 167,9 milhões de toneladas da oleaginosa, o que equivale a uma expansão de 20,1 milhões de toneladas em relação à safra anterior. 

Cenário nacional

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vem confirmando a perspectiva de uma safra recorde de grãos na temporada 2024/25, estimada em 330,3 milhões de toneladas. O volume, se confirmado, além de ser o maior já registrado na série histórica da Conab, representa um crescimento de 32,6 milhões de toneladas quando se compara com o ciclo 2023/24. Os dados estão no 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 divulgado no dia 10 de abril pela Companhia que consolida o Tocantins como maior produtor da região Norte; e o segundo das regiões Norte e Nordeste. Dentre os produtos cultivados, a soja deve registrar o maior volume já colhido no país. Nesta safra, a Conab prevê uma produção de 167,9 milhões de toneladas, resultado de 20,1 milhões de toneladas superior à safra passada. A colheita de arroz também segue em bom ritmo, com mais de 60% da área plantada já colhida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile